Atrativos naturais tornam turismo mais competitivo

Por: Priscila Ferraz

O turismo brasileiro cresce impulsionado pelo ganho de competitividade de seus destinos. Os atrativos naturais são, em boa parte, responsáveis pelo grande número de viajantes que escolhem o País como destino de férias. De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é considerado o País com maior potencial em recursos naturais do mundo. Para fazer dessa riqueza uma força para gerar renda, preservar o patrimônio natural, desenvolver e atrair cada vez mais visitantes, o MTur investe ainda mais no desenvolvimento de seus destinos.

 

Nos últimos dez anos, a pasta firmou cerca de 17 mil contratos de obras e investiu mais de R$ 8 bilhões para melhorar a infraestrutura turística em todos os estados e municípios brasileiros. Atualmente, são 5,6 mil obras em andamento, que incluem especialmente a pavimentação de estradas, a sinalização de destinos turísticos e a construção de centros de convenções. Outro estímulo à competitividade veio com o Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), no ano passado, que destinou mais R$ 680 milhões para obras de infraestrutura.

 

A redução de tarifas de energia elétrica e de importação de equipamentos para os setores de transportes e parques temáticos, além da desoneração da folha de pagamento da cadeia produtiva têm estimulado ainda mais a evolução dos destinos. As medidas foram incorporadas com a inclusão da cadeia turística no Plano Brasil Maior, do governo federal, um conjunto de medidas de estímulo à economia nacional.  

 

 

PF

Deixe uma resposta