Avaliação: Audi A3 Sedan

Por: Marcelo Alexandre

O Audi A3 já é um velho conhecido do cliente brasileiro. Há mais de 15 anos, o modelo circula pelas ruas brasileiras. Ele chegou inicialmente como um produto importado, depois foi nacionalizado (sendo fabricado no Paraná) e voltou a ser importado. Agora, pela primeira vez em sua história, o A3 passa a contar com uma versão sedan importada. Entretanto, essa versão passará a ser produzida no Brasil, na fábrica do grupo Volkswagen, em São José do Pinhais num futuro próximo.

 

O Audi A3 (em toda a família) compartilha a mesma plataforma do Novo Golf da Volkswagen. Um fato curioso, é que o novo Golf é sempre mais potente que o A3. No passado o A3 já teve um motor 2.0 litros de 200 cavalos. Já o atual Golf GTI vem com um motor de 220 cavalos. A vantagem do A3 é o câmbio DSG de 7 marchas (no GTI são 6 marchas).

 

A Audi frisa que o novo A3 Sedan não tem nenhum painel metálico em comum com os modelos A3 e A3 Sportback. Até mesmo a parte inferior do capô foi redesenhada. Tudo isso para dar identidade própria ao carro. Mas, praticamente tudo aquilo que o cliente não consegue ver (como a mecânica) é exatamente igual.

 

A3 Sedan

 

Mas o grande trunfo do Audi A3 Sedan é sua eficiência dinâmica. Pra começar, o peso em ordem de marcha é de apenas 1.295 kg, o que estabelece um novo padrão em sua categoria. O A3 Sportback pesa 1.355 kg, para referência. Além do baixo peso, o Audi A3 Sedan apresenta coeficiente de arrasto de apenas 0,30 graças, em parte, ao acabamento nas áreas não visíveis. No A3 hatch-back o Cx é de 0,31. Tudo isso para permitir um consumo de combustível realmente baixo.

 

Coberturas de plástico reforçado com fibra de vidro revestem a parte inferior da carroceria. Essas coberturas protegem as chapas metálicas e o motor, ao mesmo tempo em que absorvem vibrações. Um pequeno defletor à frente de cada roda ajuda a minimizar a perda de fluxo de ar. O assoalho do novo A3 reduz o arrasto aerodinâmico total em cerca de 12%.

 

A3 SedanNa frente, destaque para os faróis com sistema bixenon e a guia de LED em V, tanto para a lanterna, quanto as luzes de posição diurnas. Na traseira, as lanternas trazem iluminação com guias de luz e são quase “Full Led”. Assim, a lanterna, freio e pisca usam Leds. Apenas a luz de ré usa lâmpada convencional. A luz de freio tem tecnologia adaptativa. Ela pisca rapidamente quando o motorista da uma freada mais forte que o normal, para avisar os motoristas que vem atrás.

 

O interior é confortável e bastante sofisticado. A capacidade do porta-malas, 425 litros, pode ser aumentada para até 880 litros, com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros. Apenas o banco do motorista conta com ajustes elétricos. No passageiro, apenas o lombar é ajustado eletricamente, o resto é feito manualmente.

 

Outro interessante recurso do Audi A3 Sedan é o funcionamento dos direcionadores de ar dianteiros. Além de serem redondos e com formato de turbina, eles possibilitam dois modos de direcionamento do ar. No centro dos difusores, existe um tipo de botão. Quando pressionado, o ar é espalhado pelas laterais dos difusores. Ao se puxar esse botão, o fluxo de ar fica concentrado. O recurso é muito apreciado pelas mulheres, que não gostam de ar frio direto sobre as mãos, ou rosto.

 

A tecnologia embarcada no A3 sedan é realmente ampla. Pra começar, no centro mostrador do painel, entre os instrumentos redondos está a tela de 3,5 polegadas do sistema de informações. Essa tela exibe diversas informações, como o programa de eficiência que dá sugestões ao para uma condução mais econômica. O freio de estacionamento é eletromecânico, operado através de um botão, e substituiu a antiga alavanca. Isso economiza espaço no console e reduz o peso no carro.

 

 

A3 SedanMotor e câmbio de dupla embreagem

 

O novo carro chega exclusivamente equipado com motor turbo 1.8 TFSI. Sua potência máxima de 180 cavalos com 25 kgfm de torque máximo, e constante, entre 1.250 e 5.000 rpm. O câmbio é o S tronic de sete marchas com dupla embreagem. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h.

 

O A3 Sedan traz um sistema de injeção duplo. Assim o carro tem 8 bicos. Quatro deles funcionam de forma indireta, enquanto os outros 4 injetam combustível diretamente no interior do cilindro do motor. A injeção direta fica responsável pelo momento da partida do motor e nas situações onde o carro exige mais potência. Já a injeção indireta é usada em situações de baixa demanda de força ou velocidade constante.

 

Com o Audi Drive Select, o veículo pode ser operado no modo Eficiência, que permite redução de consumo de combustível. Neste caso, o modo de “roda livre” da caixa S tronic também é ativado, o que significa que a embreagem é automaticamente liberada quando o condutor levanta o pé do pedal de acelerador, poupando, assim, combustível. Ou o motorista pode selecionar o modo dinâmico, fazendo com que o câmbio eleve mais as marchas, endureça a direção e apresente respostas mais rápidas do motor, para um desempenho altamente esportivo. O motorista pode variar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. O modo Individual permite que o motorista especifique, seu próprio perfil ou suas regulagens preferidas.

 

O sistema “start-stop”, por exemplo, desliga o motor toda vez que o carro para num semáforo, ou no trânsito. Basta retirar o pé do freio, que o motor se religa automaticamente. O sistema é realmente confiável. Mas o motorista pode desligar o recurso através de um botão no painel.

 

Na estrada, com velocidade constante de 100 km/h e ar-condicionado ligado, é possível fazer médias de até 16 km/l. Com um tanque de 50 litros, a autonomia é excelente.

 

 

A3 SedanCentral MMI

 

O novo A3 traz a ultima geração da unidade de comando central batizada de MMI Navigation Plus com MMI Touch. Localizada no console central, possui painel de controle táctil integrado e botão de pressão rotativo para acesso mais intuitivo às funções disponíveis. Detalhe importante que essa central elimina a tradicional posição do rádio, no painel do carro. No lugar, ficam apenas os ajustes do ar-condicionado. Assim, os controles do rádio e da central passam para o console central, e a conexão de mídias acontecem dentro do porta-luvas. O sistema multimedia do carro inclui ainda rádio, dois slots para cartão SD Card, integração para MP3 Player por cabo (conexão P2) e interface Bluetooth.

 

A tela do sistema é colorida com sete polegadas e se eleva eletricamente. O monitor de alta resolução de 7 polegadas tem apenas 11 milímetros de espessura e sua carcaça é feita em magnésio, na cor preta com alto brilho. Nela estão todas as informações, com uma nova disposição. As funções do carro estão distribuídas em menus, que são facilmente acessados pelo controle rotativo.

 

O sistema MMI oferece ao motorista uma maneira prática para controlar as funções de navegação e do telefone, além de permitir “escrever” letras ou números com um simples toque e movimento do dedo. No menu do navegador ao se inserir um destino(ou agenda na agenda de telefone) basta escrever a letra com o dedo sobre o botão rotativo, e o sistema reconhece a letra, e sugere nomes de ruas, a cada letra inserida.

 

A3 SedanEssa central também dispõe de um drive de memória interna de 40 GB de capacidade, assim como de um drive DVD e oito alto-falantes. Para quem precisa de mais tipos de conexões, existe o Audi Music Interface (AMI). Com a ajuda de cabos específicos é possível conectar pen-drives, iPhones e até entradas RCA.

 

O carro tem um dos sistemas GPS mais caros do Brasil. O opcional custa quase R$ 10 mil. Destaque para a virtualização em 3D de construções e pontos turísticos (disponíveis apenas em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro).

 

O pacote de equipamentos do A3 Sedan inclui sete airbags, incluindo o airbag de joelho para o motorista. Entre os itens de segurança adicionais estão a montagem ISOFIX para assentos infantis na traseira, e o controle eletrônico de estabilidade (ESC) com vetorização eletrônica de torque no diferencial. O carro vem com teto solar panorâmico e espelho retrovisor antiofuscante automático com sensores de luz e chuva.

 

O Audi A3 Sedan vendido no Brasil, por enquanto, vem da linha de montagem em Gyor, na Hungria. Mas, o modelo será produzido no Brasil, na fabrica da Audi/Volkswagen que fica em São José do Pinhais – PR, que já produziu o antigo Audi A3.

 

O principal concorrente do Audi A3 Sedan é o Mercedes CLA. Ainda que a Mercedes fale que seu carro é um cupê de quatro portas, diferente do A3 que é um Sedan compacto, os carros tem volume externo, nível de equipamentos e faixa de preço equivalente. O preço sugerido do Audi A3 Sedan é de R$ 117 mil.

Marcelo Alexandre
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