Avaliação: Ford New Fiesta Hatch

Por: Jorge Augusto

A história da família New Fiesta começou no final de 2010, com a chegada da versão sedan. Em outubro de 2011, foi a vez da chegada da versão hatch do New Fiesta, ao Brasil. Segundo a Ford, o modelo que é vendido globalmente, chegou com o objetivo de ser o mais moderno hatchback de cinco portas do mercado brasileiro. É bem verdade que ambos os modelos criaram um novo patamar na categoria de compactos premium. Entretanto, cobram caro por isso. Foco de nossa avaliação, o New Fiesta hatch, mostra que tem atributos para conquistar clientes.

 

Estilo

 

De cara, uma pequena diferença na grade dianteira diferencia a versão hatch da sedan. As linhas provenientes do design Kinetic conferem um charme adicional e transmitem a sensação de movimento. Visto de lado, a diferença para o sedan é muito mais expressiva. Aliás, o modelo hatch, parece mais equilibrado e harmônico que o sedan. A principal novidade do modelo é a traseira com design sofisticado. Ela traz linhas fortes e marcantes, que incluem lanternas de superfícies trabalhadas. O aerofólio na cor do veículo, integrado à tampa do porta-malas e ao teto, reforça a esportividade.

 

Interior

 

O interior do New Fiesta hatch é bastante agradável. Ele segue o conceito “cockpit”, inspirado nos veículos de competição. A distribuição do espaço adota uma ergonomia precisa, que envolver os ocupantes. E nesse quesito, o carro é o melhor da categoria. É como se o motorista se sentisse ‘vestindo’ o veículo, com todos os comandos à mão. Contribuem para isso o volante com ajuste de altura e profundidade e o banco com regulagens para se adequar a diferentes perfis de condutor. O painel de instrumentos, permite uma visualização intuitiva, com fácil leitura das principais informações do veículo. As “conchas” dos mostradores evitam qualquer reflexo de luz externa e permitem uma visão exclusiva para o motorista.

 

O acabamento também merece elogios. Detalhes podem ser observados como os anéis de saída de ar com acabamento prateado, moldura prateada no painel central, maçanetas internas na cor prata, manopla do câmbio com inserto prateado, bancos e revestimento parcial das portas em tecido de qualidade.

 

Nos bancos da frente, fica uma sensação realmente agradável. Eles dão a impressão de abraçar motorista e passageiro. No banco traseiro, o conforto também é bom, para duas pessoas. Ainda que seja possível transportar uma quinta pessoa, o conforto é bastante limitado. O porta-malas oferece 290 litros, tamanho que fica acima da média da categoria.

 

Tecnologia

 

O New Fiesta Hatch amplia os padrões de tecnologia, num segmento que tem baixa oferta desses itens. Pra começar, ele vem equipado com o sistema multimídia Sync, desenvolvido pela Ford em conjunto com a Microsoft. Entre os diferenciais desse sistema está comandos de voz em português, conexão Bluetooth para celular e para dispositivos USB, iPod e MP3 players, incluindo uma tela multifuncional de LCD no painel e controles de áudio na direção.

 

A conexão Bluetooth permite interagir com as principais funções do celular, sem precisar tirar as mãos do volante, como: atender e fazer ligações, consultar a agenda, contatos, ler e enviar mensagens de texto com comando de voz (o celular precisa ser compatível com essa função), além de executar músicas arquivadas na memória no telefone.

 

O Sync também pode ser conectado com outros aparelhos, através da entrada USB e P2. Todos os comandos são mostrados na tela no centro do painel. Além da capacidade de interagir com outros aparelhos, o Sync também agrega funções inteligentes, como por exemplo buscar músicas parecidas, de um determinado gênero musical ou artista, e criar uma ‘playlist’ personalizada para o motorista. Para isso, é fundamental que os arquivos de musicas digitais tenham o ID3 Tag preenchidos corretamente. A etiqueta ID3 (em inglês:ID3 Tag) é um conjunto de informações mais usado junto com o formato de áudio MP3. Ela permite armazenar informações como o título, artista, álbum, número da faixa, ou outra informação sobre o arquivo no próprio arquivo.

 

Segurança

 

O New Fiesta Hatch 2012 oferece um elevado nível de segurança na categoria, pois conta com estrutura robusta da carroceria, com a aplicação de aços ultra-reforçados e carbono para a proteção do habitáculo, coluna de direção e pedais deformáveis. Outra inovação é o sistema de classificação do ocupante do banco do passageiro, que otimiza a resposta dos dispositivos de segurança, como air-bag e cinto pré-tensionado.

 

O veíulo também inclui sistemas de segurança ativa como controle eletrônico de estabilidade e tração, que atua junto com o ABS. Outros equipamentos presentes são alarme perimétrico, aviso sonoro de faróis acesos, cinto de segurança dianteiro retrátil com ajuste de altura, sistema antifurto, ganchos para ancoragem de cadeira infantil (LATCH) e travas de segurança nas portas traseiras.

 

Equipamentos

 

O New Fiesta Hatch 2012 SE vem de série com os seguintes itens externos: antena no teto, aerofólio traseiro, espelhos retrovisores elétricos, luz elevada de freio, rodas de liga leve de 15 polegadas, pneus 185/60 R15, régua do porta-malas cromada, vidros verdes.

 

Seus itens de conveniência incluem: ar-condicionado manual, direção com assistência elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros com acionamento a um toque para o motorista, trava elétrica das portas com controle remoto, travamento automático das portas a 7 km/h, completo computador de bordo, tela multifuncional de LCD no painel, CD-player/MP3 com entrada auxiliar, seis alto-falantes (dois frontais, dois traseiros e dois tweeters frontais), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, desembaçador do vidro traseiro, para-sóis do motorista e do passageiro com espelho de cortesia, saídas de ar direcionadas para os bancos traseiros, banco traseiro bipartido, cinco porta-copos (dois dianteiros, um traseiro e dois nas portas dianteiras) e jogo de tapetes dianteiros.

 

A direção com assistência elétrica tem algumas vantagens. Ele ajusta automaticamente o esforço à velocidade do veículo, sendo bastante leve em baixas velocidades. Outro benefício é que ela ajuda a preservar a potência do motor.

 

A versão avaliada era a intermediária e correspondia ao segundo catálogo de equipamentos do modelo, incluindo: freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TCS), assistente de partida em rampa (HLA), airbag duplo com sistema de classificação do ocupante e sistema multimídia Sync com comando de voz em português; Sync Media System (com CD-player/MP3, conexão Bluetooth, entrada USB, entrada auxiliar e comando de voz em português para funções de áudio e telefone), dois airbags frontais (motorista e passageiro), sistema de classificação do ocupante, insertos prateados na direção, ponto adicional de força 12 V no console e cintos de segurança pré-tensionados.

 

O assistente de partida em rampa merece uma menção à parte. Ele mantém o freio acionado por 3,5 segundos e impede que o veículo deslize para trás em rampas, dando tempo para que o motorista tire o pé do pedal do freio para pisar no acelerador. Ele trabalha integrado com o ABS e o controle eletrônico de estabilidade e tração.

 

Motor e câmbio

 

O New Fiesta hatch sai equipado com motor Sigma 1.6 litro – 16 válvulas Flex. Produzido em Taubaté (Brasil), com bloco, cabeçote, cárter e mancais em alumínio, é um motor moderno e tem durabilidade superior a 240 mil km (segundo a Ford).

 

Com acelerador eletrônico, gera potência máxima de 115 cv com etanol (a 5.500 rpm) e 110 cv com gasolina (a 6.250 rpm). Seu torque máximo é de 159 Nm com etanol (a 4.250 rpm) e 155 Nm com gasolina (a 4.250 rpm). A rotação máxima desse motor é de 6.450 rpm.

 

A sua transmissão é a testada e reconhecida IB5, também produzida pela Ford em Taubaté, no Brasil. Com estrutura leve de alumínio fundido sob alta pressão, ela traz relações de transmissão otimizadas para melhorar o consumo e a performance e conta com sistema de embreagem de acionamento hidráulico, com engates precisos.

 

Junto com o motor, está a transmissão IB5, também produzida pela Ford em Taubaté. Com estrutura de alumínio fundido sob alta pressão, ela traz sistema de embreagem de acionamento hidráulico. O resultado é um pedal bastante macio e preciso.

 

Desempenho

 

Com esse moderno conjunto de propulsão, o compacto da Ford entrega uma performance interessante. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 12,1 segundos com gasolina e 11,7 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 190 km/h.

 

Sob o aspecto de economia, o resultado também é satisfatório. Na cidade, ele faz 9,5 km/l com gasolina e 7 km/l com etanol. Na estrada, chega-se à 13 km/l com gasolina e 10 km/l com etanol. Considerando um tanque com 47 litros, a autonomia fia acima da média da categoria. Para um carro de 1.145 kg, os números são interessantes.

 

Dirigibilidade

 

O New Fiesta hatch é um carro gostoso de ser dirigido. Aliás, sua dirigibilidade supera com folga a versão sedan do modelo. O carro é mais justo e oferece uma pegada mais esportiva. O volante é preciso e a suspensão firme. Aliás, uma surpresa o carro ter uma suspensão tão bem adaptada as péssimas condições de rodagem das ruas brasileiras.

 

A direção com assistência elétrica proporciona mais vantagens de conforto. Ela permite o ajuste automático do esforço de acordo com a velocidade do veículo: mais firme na estrada e leve em manobras de estacionamento. Também compensa desníveis na pista e elimina vibrações no volante por desbalanceamento e deformações. A assistência elétrica da direção também contribui para a sustentabilidade. Por não depender do motor para o acionamento da bomba hidráulica, aumenta a economia de combustível, além de dispensar o uso de óleo.

 

Mercado

 

O New Fiesta hatch é o único carro do segmento com 3 anos de garantia. Segundo a Ford, o modelo conta com o preço mais barato de seguro e inclui sistema de revisão “Preço Fixo Ford”, com cesta básica de peças competitiva.

 

O New Fiesta Hatch 2012 traz oito cores sendo: as perolizadas verde Coimbra, azul Havaí, cinza Dakota e vermelho Córdoba, a metálica prata Dublin e as sólidas preto Ebony, branco Ártico e vermelho Arizona.

 

O New Fiesta Hatch, na prática, é um hatch compacto premium. Assim, seus concorrentes diretos por uma questão técnica seriam: Fiat Punto, Citroen C3, Volkswagen Polo e Nissan Tiida. Porém, o New Fiesta é um produto muito moderno e bem recheado de equipamentos. E o seu preço, mais caro que qualquer dos concorrentes citados, aproxima o New Fiesta de carros de tamanho maior, porém com motorização similar, como: Citroen C4 1,6 litro e VW Golf 1,6 litro. Resumindo, o New Fiesta hatch o um hatch premium mais avançado entre os concorrentes diretos, porém cobra um preço caro por isso. O New Fiesta tem valor inicial de R$ 46,7 mil. Porém, a versão avaliada aqui, com alguns opcionais, tem preço de R$ 49,2 mil. Para quem procura um modelo com perfil esportivo, ótimo para uso urbano e que se destaca do lugar comum, o New Fiesta Hatch é uma opção.

Marcelo Alexandre
Marcelo Alexandre
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