Avaliação: Volkswagen Saveiro Trooper

Por: Jorge Augusto

por Jorge Augusto

Fotos: Marcelo Alexandre

 

Com quase 3 anos de mercado, a atual geração da picape pequena da Volkswagen, mostra que anda tem fôlego para encarar suas principais concorrentes. Quando foi lançada em agosto de 2009, a então nova Saveiro tinha o objetivo de revolucionar a categoria. E até certo ponto, a Volkswagen conseguiu dar uma grande mudada no mercado. Porém, a liderança de vendas, só não foi alcançada, pois a concorrente direta Fiat Strada, contava com uma gama de versões e motorizações muito maior. E como o modelo da concorrente que vendia era o “pelado” destinado a frotistas, a nova Saveiro não conseguia a mesma escala, tendo apenas uma opção de motor e duas variantes de carroceria (cabine simples e estendida). Segundo a Volkswagen, a Trooper foi inspirada na picape média Robust, apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2008.

 

Mas o fato real é que, quando falamos de uma picape derivada de automóvel, para um uso urbano, a Saveiro ainda é a picape que tem o melhor conjunto da categoria. A Fiat Strada, ainda que tenha ganhado novos motores e conte com ampla de carrocerias, é um projeto antigo. A nova Montana da GM, também não agrada tanto com o fraco motor 1,4 litro (única opção do modelo). A Ford ainda continua com a ultrapassada Corrier. E a Hoogar da Peugeot, ainda não encontrou um bom equilíbrio de conjunto.

 

Assim, quem procura uma picape com estilo, boa dirigibilidade, desempenho convincente, bom pacote tecnológico e um estilo moderno com mecânica confiável, encontra na Saveiro a melhor opção da categoria.Foco dessa avaliação, a versão Trooper, que oferece um estilo mais esportivo, mostra que tem conteúdo para encantar seus futuros proprietários.

 

Estilo

 

A Saveiro Trooper utiliza a base do Gol G5. Do hatch, a picape compartilha o motor 1,6 litro flex, o câmbio manual de cinco marchas, o painel de instrumentos e a dianteira.

 

Visualmente falando, a Saveiro Trooper tem o estilo mais próximo de um veiculo urbano. Enquanto a dianteira é idêntica à do Gol, a lateral oferece “step-sides” parecidos com os da Chevrolet Montana. A Saveiro Trooper pode ser comercializada nas carrocerias de cabine simples ou estendida. O foco dessa avaliação foi a cabine estendida.

 

Nessa configuração, o volume de carga na caçamba é de 734 litros, mas dentro da cabine o espaço é de 300 litros. Vale destacar que essa capacidade interna é maior do que a maioria dos porta-malas da dos hatches pequenos como o Gol (285 l), o Fiat Palio (290 l), o Ford Ka (263 l) e o Chevrolet Celta (260 l). O estepe, por exemplo, fica embaixo do carro, logo abaixo da caçamba. Com um sistema de elevador e alavanca, ele pode ser facilmente acessado.

 

Para facilitar o carregamento da caçamba e reduzir o peso da tampa (na operação de abertura e fechamento), a tampa traseira traz molas a gás. Ao contrário da concorrente da Fiat, a tampa da caçamba não pode ser retirada. Porém, ela passa a contar com chave, permitindo o trancamento da tampa.

 

Um interessante recurso da picape média da Volkswagen, é um dispositivo de segurança da chave, que protege contra furtos, tanto nas portas, quanto na tampa da caçamba. Ao se inserir uma chave que não seja a original do carro, o miolo da chave gira em falso, dificultando o arrombamento do sistema.

 

Outro item que agrada na caçamba do modelo são os ganchos deslizantes da lateral da caçamba (equipamento opcional). Isso permite amarrar cargas pequenas, com muito mais facilidade.

 

Motor e câmbio

 

A Saveiro Trooper vem equipada com o motor 1,6 litro VHT (Volkswagen High Torque) que tem potência máxima de 101 cavalos com gasolina e 104 cavalos com álcool. Esse motor está em sintonia com as necessidades do carro. As retomadas são boas, graças ao razoável torque de 15,4/15,8 kgfm, disponível a partir de 2.500 rpm. Com um peso em ordem de marcha de 1.020 kg, a Saveiro oferece uma relação peso/potência de 9,8 kg/cv quando abastecida a álcool. Se carregada até o máximo da sua capacidade este número sobe para 16,6 kg/cv.

 

O câmbio manual de cinco velocidades MQ200, continua eficiente na precisão dos engates. Em comparação ao Gol, no entanto, ele sofreu uma ligeira redução na primeira e na segunda marchas, para dar mais vigor às arrancadas e retomadas. Com a caçamba vazia, as respostas foram mais rápidas. Carregada, as respostas foram mais lentas, mas não menos satisfatórias.

 

Segundo a Volkswagen, a picape acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de 10 segundos. É importante destacar que a nova Saveiro não tem a mesma “pegada” do Gol Power. O seu desempenho final é inferior ao do Gol. Porém, o desempenho da Saveiro é satisfatório para a proposta do carro.

 

Com essa configuração de motor e câmbio, as capacidades da Saveiro Trooper são: carga total de 700kg (ocupantes e bagagem); tanque de combustível com 55 litros; peso máximo rebocável de 400 kg e caçamba comporta até 734 litros.

 

Suspensão

 

A suspensão da Saveiro merece destaque, entre as picapes da categoria. Ela traz um conjunto semelhante ao utilizado no VW Golf. Isso deixa a picape mais no chão, mesmo com a caçamba livre, situação que costuma aumentar as escapadas de traseira. A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é semelhante a do Gol e a mesma utilizada no Polo europeu. Assim, a dirigibilidade da picape é muito parecida a de um carro. A traseira, por sua vez, tem sistema independente, seguindo o conceito do Golf.

 

De forma geral, a picape encara com solidez as lombadas, valetas e buraco sem dar sinais de fraqueza do conjunto. Além disso, somente em obstáculos realmente difíceis a parte da frente raspa ocasionalmente.

 

Dirigibilidade

 

O conforto, em se tratando de um comercial leve, agrada bastante. Em comparação às concorrentes diretas, é a picape que apresenta a melhor dirigibilidade, se parecendo muito com um automóvel convencional. Mesmo em estrada de terra, a picape vai bem, não deixando a desejar. No asfalto, o rodar é macio e o veículo prático na condução.

 

Com ajuste de altura e profundidade do volante, e altura do banco, o motorista consegue encontrar uma boa posição para dirigir, não passando qualquer desconforto. Os mostradores oferecem boa visibilidade e a instrumentação atende plenamente as necessidades. A versão avaliada estava equipada com computador de bordo e o I-System da Volkswagen.

 

Apesar do ar-condicionado ser manual, o sistema se mostra incrivelmente eficiente, mesmo nos dias mais quentes, gelando o interior do carro com rapidez. A versão Trooper, ainda que não tenha a proposta de veículo de trabalho, consegue atender a todas as necessidades. Já para o lazer, a Trooper da um show.

 

Tecnologia

 

A exemplo de outros modelos da Volkswagen, o Saveiro Trooper pode ter como opcional um avançado sistema de som. Este sistema figura entre os mais avançados, em veículos fabricados no Brasil, como equipamento original de fábrica. Ele possui entrada para cartão tipo SD Card, entrada USB (para pen-drive), e Bluetooth (conexão de telefone celular como viva-voz). Além disso, o sistema de som também reproduz CDs com arquivos no formato MP3. Esse rádio ainda tem na conectividade Bluetooth, o suporte ao A2DP (capaz de realizar streaming de áudio, quando o celular também possui a tecnologia). Ou seja, celulares ou MP3 players (quando compatíveis) podem reproduzir músicas no rádio, sem o uso de fios.

 

Integrado ao sistema de som, está o eficiente I-System, o Sistema Interativo Volkswagen.Através de teclas instaladas em ambos os lados do volante, o motorista pode conferir em uma pequena tela no centro do painel de instrumentos, todas as informações do computador de bordo, bem como avisos de manutenção e revisão do veículo. O sistema permite ainda a customização do carro. O I-System ainda permite interação total com o sistema de som, permitindo escolher faixas de música, trocar as fontes de áudio, alteração do volume e até mesmo iniciar e encerrar chamadas celulares através da interfac Bluetooth do rádio. O I-System é o sistema mais sofisticado e completo entre as picapes da categoria.

 

Preço

 

A Saveiro Trooper, também oferecida com cabine simples ou estendida, tem preços de R$ 39.420 e R$ 42.390, respectivamente. Como destaque na Trooper estão: as rodas de liga-leve pintadas em cinza chumbo com pneus de 15 polegadas 205/60. Os faróis têm máscaras negras e a lateral e a traseira trazem adesivos exclusivos da versão. Estão incluídos também faróis de neblina, brake-light com iluminação para a caçamba, direção hidráulica, computador de bordo, janela traseira corrediça, volante com regulagem de altura e profundidade (outra exclusividade na categoria).

 

Opcionais

 

Como opcionais, a Saveiro oferece uma série de equipamentos. Alguns exemplos são: ar-condicionado, freios com ABS, air-bag duplo e rodas de liga leve são opcionais em todas as versões, assim como o sensor de estacionamento, que é uma novidade na categoria. Para quem não abre mão de alarme, vidros e travas elétricas, terá que pagar mais R$ 3.830, pois o kit é oferecido somente como opcional. O air-bag duplo e o freio ABS acrescentam R$ 2.120 ao valor do modelo.

 

Outros opcionais são:

 

revestimento em couro native – R$ 270

aquecimento – R$ 450

ar-condicionado – R$ 2.670

ganchos deslizantes – R$ 270

sensor de estacionamento traseiro – R$ 760

capota marítima – R$ 650

janela traseira corrediça – R$ 380

faróis com função coming & leaving home – R$ 200

volante multifuncional(para airbag/i-system) com elemento de comando para rádio – R$ 320

kit i – vidros elétricos/travamento central – R$ 710

kit v – ar-condic/vidros elétricos/travamento central/ retrovisor externo com ajuste elétrico e tilt-down/chave canivete/alarme – R$ 3.830

airbag duplo + abs – R$ 2.120

alto-falantes – 2 alto-falantes+2 tweeters (para cs) 4 altofalantes+2 tweeters (para ce) – R$ 280

rádio cd-player mp3 com entradas usb, sd-card/ bluetooth/interface para ipod – R$ 1.040

pintura perolizada – R$ 1.510

pintura metálica – R$ 1.020

Marcelo Alexandre
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Marcelo A

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