Aviação internacional cresceu 7,8% em junho, segundo a Iata

0

Em junho a aviação internacional registrou alta de 7,8% no número de passageiros por quilômetro voado (RPK), em relação ao mesmo período de 2017, de acordo com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

Nos primeiros seis meses de 2018, a oferta por quilômetro (ASK) também saltou em 6,5%, resultando em uma taxa de ocupação média 1% maior atingindo 82,8%. No período, a demanda saltou em 7%, abaixo dos 8% registrados na primeira metade de 2017.

Na divisão entre os mercados nacional e internacional, a aviação interna das mais de 200 companhias que fazem parte da Iata obtiveram crescimento médio de 7,9% na demanda, em relação a junho de 2017. No mercado externo, a alta foi de 7,7%.

Veja no infográfico:

“A primeira metade de 2018 fechou com outro mês com alta na demanda, o que é um bom indicador para a alta temporada de verão do hemisfério Norte. Mas a perspectiva de uma ‘guerra’ no mercado está causando uma sombra na aviação”, afirmou o CEO da Iata, Alexandre de Juniac.

“Além disso, a alta de custos operacionais, apenas os combustíveis encareceram quase 60% no ano passado, estão reduzindo o estímulo para a cobrança de tarifas mais baratas”, apontou o executivo.

Aviação interna do Brasil cresce

De acordo com os dados da Iata, o Brasil registrou alta de 5,3% na aviação comercial para junho, uma alta de 1,5% em relação a maio deste ano. Segundo a associação internacional, a demanda do último mês sofreu impacto da greve dos caminhoneiros em junho.

Confira mais notícias de aviação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here