Aviação registra maior queda no INSC de maio

    0

    Medido pela ESPM, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) fechou maio em ligeira alta de 0,3pp, passando de 53,5% em abril para 53,8%. Dos 23 setores pesquisados, apenas nove apresentaram retração no mês passado, como é o caso de supermercados (- 2,6pp), lojas de departamento (- 0,1pp), drogarias (- 1,8pp), indústria automobilística (- 1,9pp), eletroeletrônicos (- 1,3pp), seguradoras (- 0,2pp), convênios médicos (- 0,7pp), construtoras (- 0,6pp) e aviação, que registrou a maior variação negativa, de – 8,2pp.

    Os demais segmentos analisados pelo INSC tiveram alta na satisfação. São eles: vestuário (+ 1,5pp), indústria digital (+ 0,3pp), personal care (+ 3,3pp), bebidas (+ 1,2pp), indústria alimentícia (+ 0,2pp), comunicações (+ 0,4pp), bens de consumo (+ 0,5pp), bancos (+ 2,3), hospitais & laboratórios (+ 0,4pp), indústria farmacêutica (+ 1pp), transportes metropolitanos (+ 1,9pp), saneamento básico (+ 2,9pp), energia elétrica (+ 0,7pp) e gás (+ 1,2pp).

    Companhias aéreas

    O setor de aviação foi o que apresentou a maior variação negativa em maio – de 8,2pp, caindo de 42,8% em abril para 34,6%. A razão apontada para isso foi a condenação do fundador de uma das companhias aéreas pesquisadas, o que provocou um grande buzz na internet. O INSC analisa Gol, Latam, Azul e Avianca

    Outro segmento que registrou queda na satisfação foi o de supermercados (- 2,6pp), devido a um player, cuja propaganda foi considerada enganosa pelos consumidores levando o Procon a fiscalizar a empresa. As redes estudadas são Carrefour, Pão de Açúcar, Walmart e Zaffari.

    A publicidade também foi a responsável pelo aumento de 3,3pp no setor de personal care. As campanhas de duas empresas para o Dia das Mães e uma delas para o Dia dos Namorados provocaram inúmeros comentários positivos na internet. Neste setor, o INSC avalia o que pensam os consumidores sobre Natura, Kimberly-Clark, Johnson & Johnson e Avon.

    Primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o INSC pesquisa mensalmente o grau de satisfação dos consumidores com 92 empresas de 23 setores.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here