Seminário reúne 750 profissionais no Expo Dom Pedro

Público lotou o auditório durante três horas (Foto: Divulgação)

Marketing de experiência, atitude para superar a crise, motivação, relacionamento e inovação. Esses foram os temas que atraíram cerca de 750 profissionais para o Seminário Aviesp, que aconteceu na manhã de hoje (8/4) no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). Renato Gosling abriu os trabalhos falando sobre a importância do networking para a vida pessoal e também para os negócios. O especialista ressaltou, entretanto, que só valem relacionamentos verdadeiros. Ou seja, é preciso manter o foco na qualidade e não na quantidade.

Na sequência, Maximiliano Carlomagno, consultor em inovação e estratégia, debateu com a plateia as mudanças no perfil do consumidor de turismo e defendeu a adoção de ideias inovadoras como a única forma de se manter competitivo em um cenário que mistura transformações tecnológicas, sociais e mercadológicas com o aumento da concorrência. “Inovadores pensam não apenas no produto, mas em todo o seu modelo de negócios”, disse, lembrando que é preciso analisar também os processos, canais e clientes em busca de insights que podem se transformar em resultados.

Manoel Carlos Junior abordou o marketing de experiências aplicado a viagens e já iniciou a apresentação com um questionamento. “Tudo está muito igual, inclusive no layout das agências. Tente sentar ao lado do seu cliente, em vez de ficar atrás de um monitor. Afinal, você quer ser mais um ou quer ser o único?”, provocou. O especialista sugeriu diversas atitudes simples para fidelizar o cliente na chamada era da experiência e reforçou que é preciso entender para atender bem.

“Busque informações de perfil do seu cliente, como hobbies, prática de esportes e preferências culinárias para customizar a viagem”, sugeriu. Segundo ele, é preciso criar um novo padrão de expectativa para, assim, construir um relacionamento, aumentar a lealdade e intensificar a divulgação boca a boca. “É preciso parar de vender preço para vender experiência”, finalizou. Para fechar a manhã, André Ortiz abordou o tema “Crise? Crie, mude, reinvente-se, inove!”. O palestrante reforçou a necessidade de transformar preocupação em motivação e a urgência em buscar novas formas de fazer as coisas.

 

A programação do Seminário Aviesp para profissionais do turismo continua amanhã, com novos temas de interesse para os agentes de viagens. Confira:

  • 9h40: Painel – Agências de Nichos, a inovação segmentada (Marcelo Coltro, Devanir Campos e Natália Bonavita com mediação de Gabriela Otto).
  • 10h40: Pra valer! (Maurício Louzada).
  • 11h30: Como impulsionar seu negócio através de pessoas (Sílvio Igor).

Camila Lucchesi

 

Deixe uma resposta