Avis Budget Group adquire 50% da franquia brasileira

Por: Fernando Porto

A Avis Budget Group concordou em adquirir 50% das ações de seu licenciado brasileiro. Segundo informa empresa, esse investimento, de aproximadamente US$ 50 milhões, permitirá um aumento significativo da presença das suas marcas Avis e Budget no mercado brasileiro de locação de veículos, além de capturar uma fatia maior dos negócios nos mercados nacional e internacional. “Expandir a nossa presença global e aumentá-la nos mercados de crescimento mais rápido são duas das nossas principais estratégias. E o investimento na maior economia da América do Sul está alinhado a esses objetivos”, afirma Ronald L. Nelson, presidente e CEO da Avis Budget Group.

 A empresa atua no Brasil desde 1978. Seu licenciado no Brasil opera a marca Avis no país desde 2003 e a Budget há 8 anos, tendo gerado uma receita aproximada de US$ 50 milhões em 2012. Ambas fornecem serviços de locação veicular diária e de longo prazo, por meio de uma frota de mais de 4 mil veículos no Brasil. Juntos, somam mais de 40 pontos de locação, em locais como os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; e Santos Dumont e Galeão no Rio de Janeiro; além das principais regiões metropolitanas.

 “Esse investimento nos permitirá expandir substancialmente a nossa frota brasileira e capturar uma fatia maior deste mercado em rápida expansão”, observa Patric Siniscalchi, presidente da Avis Budget Group para América Latina/Ásia-Pacífico. “Além disso, ao aproveitar a oportunidade para aumentar a nossa presença neste mercado, seremos capazes de alavancar a presença do nosso licenciado e ampliar substancialmente a percepção e a visibilidade das nossas marcas”, avalia.

 Evolução – O mercado de locação de automóveis no Brasil deverá chegar a US$ 4 bilhões em receita anual até 2016, a taxas de crescimento anual composto de 13% desde 2008. O crescimento deverá ser impulsionado pela expansão do turismo doméstico e internacional, inclusive pela Copa do Mundo FIFA 2014 e pelos Jogos Olímpicos de 2016, pelo aumento dos gastos com viagens de negócios, melhorias na infraestrutura aeroportuária e maior acesso aos financiamentos de longo prazo. Além disso, o total de gastos com viagens de negócios no Brasil deverá ter alta acima de 10% ao ano, com os gastos em viagens comerciais internacionais crescendo 20% apenas em 2013, de acordo com a organização Global Business Travel Association.

 “O investimento da Avis Budget Group demonstra o seu compromisso de ter presença competitiva, forte e robusta no Brasil”, conclui Afonso Celso de Barros Santos, presidente do Grupo Dallas, licenciada da marca no Brasil. “Isto é também um sinal do apoio contínuo do grupo à nossa parceria. Por isso estamos orgulhosos e entusiasmados para progredir sob este novo acordo”. Além dessa operação, a Avis Budget Group espera registrar uma provisão para perda de aproximadamente US$ 30 milhões no terceiro trimestre, principalmente relacionada com a dívida pré-existente do seu licenciado. A empresa contabilizará o seu investimento pelo método de equivalência patrimonial.

 

 

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui