Azul Linhas Aéreas lança ferramenta de rastreamento de bagagem

A Azul espera rastrear 100% das bagagens e reduzir ainda mais o percentual de extravio com a implementação da ferramenta em todas as bases de operação

Azul

A Azul Linhas Aéreas criou uma ferramenta de rastreio de bagagem que monitora o caminho das malas até o destino final. Em Cuiabá, onde os teste foram feitos, os índices de extravio de bagagem vem diminuindo a cada dia nos voos da empresa que partem ou chegam da capital do Mato Grosso.

A tecnologia funciona com aparelhos semelhantes a smartphones, que são utilizados pelos tripulantes da companhia para fazer a leitura do código de barras que acompanha a etiqueta da bagagem despachada. Com traking code ou código de rastreamento, a mala é rastreada a cada manuseio e o status da bagagem é enviado para um sistema de controle.

Por meio do aplicativo da companhia, o cliente recebe notificações sobre três etapas de movimentação de sua bagagem:

  • Check-in – não sendo necessário a entrega do canhoto da etiqueta para o cliente
  • Carregamento na aeronave
  • Restituição na esteira de bagagens

“Começamos a testar essa tecnologia nos voos entre Campinas e Cuiabá durante um período e hoje já é uma realidade em todas as bases da Azul, fornecendo informações aos Clientes e, ao mesmo tempo, controlando o fluxo de bagagens despachadas e restituídas e reduzindo os extravios de bagagem”, afirma Kléber Linhares, diretor de tecnologia da Azul.

Linhares ainda declara que a logística deve ser levada a todas as bases de operação da Azul. “Esperamos concluir em pouco tempo o alinhamento com as áreas operacionais e terceirizados, fazendo com que essa leitura seja parte da rotina de nossas bases, melhorando nossa operação e contribuindo para a experiência do Cliente que voa Azul”, destaca.

A ferramenta alimenta um sistema interno que fortalece o controle da companhia em todas as bagagens em trânsito. A empresa já detém os melhores número do setor e tem expectativa de rastrear 100% das bagagens e reduzir ainda mais o percentual de extravio, que passou de 2,14 em abril para 1,89 bagagens para cada mil cliente transportado em junho.


Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui