Bahia discute Programa de Requalificação do Patrimônio Cultural

Programa é inspirado em ações portuguesas

0
Fausto Franco, Secretário de Turismo da Bahia
Fausto Franco, Secretário de Turismo da Bahia

Na próxima segunda-feira (11), às 8h30, o vice-governador do Estado, João Leão, e representantes das secretarias do Turismo e da Cultura participarão de uma reunião técnica com integrantes do Programa Revive, oriundo de Portugal.

O objetivo é discutir  políticas públicas para implantação do “Programa de Requalificação de Patrimônio Cultural Edificado” na Bahia.  A atividade faz parte de um termo de cooperação assinado, em junho deste ano, entre o governo da Bahia e a Secretaria do Turismo de Portugal.

O secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, ressalta a importância dessa parceria para revitalizar patrimônios públicos. “Essa experiência, já consolidada em outros países, agora chega ao Brasil pela Bahia”, disse.

O encontro será na Casa Sete Candeeiros no Centro Histórico, em Salvador. Estarão presentes na ocasião, representantes da Procuradoria Geral do Estado, da Secretaria da Administração, além do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

O  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério do Turismo, de cultura da Unesco no Brasil e  Santa Casa de Misericórdia e Diocese de Salvador, também farão parte do encontro.

Após a reunião, será realizada uma visita técnica nos municípios de São Francisco do Conde e Cairu. A reunião servirá para a criação de um documento regulatório, que orientará a intervenção do setor privado na manutenção e gerenciamento dos prédios.

“Queremos a inovação, renovação e aproveitamento desses prédios antigos, dando-lhes uma viabilidade econômica, em parceria com o setor hoteleiro. O resultado disso é a geração de emprego e renda na região do Pelourinho, Comércio e em todo Centro Antigo de Salvador”, finaliza Fausto.


+Latam amplia em 36% volume de assentos na Bahia; veja
+Porto Seguro Eco Bahia cresce 30% em eventos entre janeiro e setembro
+Bahia divulga produtos e reforça turismo religioso durante JPA Travel Market

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here