Bahia aposta em qualificação para valorizar Turismo de Observação de Aves

0
(Foto: Tatiana Azeviche / Divulgação)

O Clube de Observadores de Aves da Bahia (COA-BA) vai realizar, de 19 a 21 de julho, em Mucugê, o ‘Workshop Regional de Turismo de Observação de Aves’, com apoio da Setur-BA.

O turismo de observação de aves ganha adeptos em várias regiões brasileiras, dentre as quais, uma das mais valorizadas é a Chapada Diamantina.

A programação tem os objetivos de promover o debate e orientação técnica; demonstrar o potencial do Estado para essa atividade; informar como se encontra a observação de aves nas diferentes regiões da Bahia e do Brasil, e relacionar o segmento com a possibilidade de negócio.

“Visitantes que vêm observar aves compram passagens, se hospedam e adquirem produtos associados ao turismo. Daí, a necessidade da qualidade no atendimento”, salientou o diretor de Regulação e Certificação da Setur-BA, Divaldo Borges.

Ele explica que a estruturação de roteiros e a qualificação dos serviços na Chapada Diamantina são ações de valorização ainda maiores do vasto potencial da Bahia neste segmento. A região apresenta mais de 400 espécies de aves da Caatinga, da Mata Atlântica e do Cerrado.

Onde observar aves na Bahia

Ponto estratégico para observação de aves há 20 anos, a Casa da Geleia, na cidade de Lençóis, permite ver espécies como marias-pretas, sabiás, tibirros rupestres e cardeais.

Ornitólogos, fotógrafos e observadores podem agendar uma visita e se hospedar por ali mesmo. Os roteiros de aves na Chapada Diamantina incluem, ainda, o Morro do Pai Inácio, em Palmeiras, a Mata do Remanso, o minipantanal Marimbus e a comunidade Barro Branco, em Lençóis, além da estrada da vila do Guiné, em Mucugê.

Programação

A programação do ‘Workshop Regional de Turismo de Observação de Aves’ tem início na quinta-feira (19), às 16h30.

A primeira apresentação será sobre Turismo Sustentável.

No dia seguinte, os temas incluirão Dicas sobre Guiamento, Turismo de Birdwatching e as aves de Mucugê, e talk show sobre a diversidade de aves da Bahia, dentre outros. Mais informações pelo site.

Confira mais notícias de destinos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here