Balneário Camboriú: O litoral tranquilo de uma cidade grande

0
Balneário Camboriú tem toda a orla coberta de prédios residenciais e hotéis

Se chegar cedinho, dá para ver o sol nascendo com um panorama limpo e sem ilhas no horizonte. Por cima do ombro, o que se vê é uma cidade que não para de crescer. Balneário Camboriú (SC) não é apenas um destino de praia convencional, mas uma futura metrópole moldada pelo turismo.

A cidade recebeu 4,2 milhões de turistas em 2017, número que sinaliza um aumento de 22% em relação ao que foi registrado em 2016, consolidando a cidade como a sexta mais procurada do País. Não é para menos. A própria cidade junto com alguns destinos no entorno, como Itajaí e Penha, formam um polo turístico, que oferece diversas opções de hotéis, gastronomia e, principalmente, diversão.

Região unida

Mercadão de Itajaí

Ligadas de maneira contínua, as três cidades complementam a oferta uma da outra. O pacote inclui o lazer das praias de Balneário, a cultura no centro histórico de Itajaí e o entretenimento em Penha, município que abriga o Beto Carrero World, maior parque de diversões da América Latina.

O crescimento a passos largos é visível no panorama. Prédios residenciais de luxo, hotéis e shoppings são erguidos em ritmo acelerado e sempre à beira mar. Uma dessas construções será o prédio mais alto da Brasil, com 81 andares, e futura casa de veraneio de famosos, como o craque da seleção brasileira Neymar e o cantor sertanejo Luan Santana.

A grande oferta hoteleira da região – em diversas categorias – tem tudo para melhor acomodar qualquer perfil de visitante. Do mais exigente àqueles que procuram apenas por um lugar para colocar as malas.

Pedra do papagaio, em Itajaí, cidade vizinha de Balneário Camboriú

Estrutura para eventos

Uma das principais apostas de Balneário Camboriú para captar mais turistas é a abertura do Centro de Convenções. Com valor estimado de R$ 90 milhões, o espaço deve ser inaugurado em novembro deste ano e já conta com quase todas as obras estruturais concluídas.

Com o novo equipamento, a cidade deixará de depender da estrutura de eventos de Itajaí – que recebe anualmente a BNT Mercosul -, podendo servir como porta de entrada para o desenvolvimento do turismo corporativo local. “A movimentação turística de Balneário Camboriú representa 13% do PIB de Santa Catarina”, informou Tufi Michreff Neto, secretário de turismo do estado.

Praia maior

Balneário Camboriú deve receber cerca de R$ 100 milhões do Prodetur + Turismo, ação do Mistério do Turismo que financia obras turísticas no Brasil. O aporte será utilizado para alargar a orla da praia, que triplicará sua largura, passando de 25 metros para 75 metros.

O objetivo da obra, que deve ter duração de nove meses quando for iniciada, é expandir a capacidade de recepção de turistas durante a alta temporada. Todo o balneário de mais de 6 mil metros extensão será englobado no projeto.

Apesar da aprovação prévia do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), as obras ainda precisam passar por licitação para prosseguir. “Além da extensão da faixa da praia e da inauguração do Centro de Eventos, queremos revitalizar a Avenida Atlântica. Nossa cidade vive de turismo e precisamos aprimorar nossas estruturas sempre”, apontou Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú.

Aventura

Vista da área dos bondinhos do parque Unipraias (Foto – Daniel Vianna / MTur)

Por conta do terreno montanhoso, praticar voos de parapente em um dos morros – especialmente o Morro do Careca, na fronteira de Balneário com Itajaí – é uma experiência única. Guiado, o turista pode conferir uma das vistas mais completas e marcantes do destino – do alto e com a brisa do mar batendo no rosto.

No Parque Unipraias, no alto de uma das maiores montanhas da cidade, o visitante encontra brinquedos para toda a família, um bom espaço para caminhadas leves, além de lanchonetes e mirantes para admirar a mata que cerca o morro. “Visamos ser exemplo de como um parque ambiental pode contribuir para o turismo da cidade, se tornando símbolo local com sua grande diversidade natural”, ressaltou Alfredo Augusto Kuhn, gerente-geral do complexo.

Viagem a convite do Infinity Blue, com seguro Affinity

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here