
Berlim, na Alemanha, tem se consolidado no mercado de viagens. Em 2018, 13,5 milhões de turistas visitaram a cidade, um índice 4,1% maior que no ano anterior. O número de pernoites também cresceu 5,5%, chegando aos 32,9 milhões.
Assim, a capital alemã recebeu 5,4 milhões de visitantes estrangeiros (+5,9%) representaram 15,1 milhões (+7,9%) de pernoites. Com um período de permanência médio de 2,8 dias, os turistas de outros países passaram mais tempo na cidade que no ano anterior (2,7 dias).
Contudo, o número de brasileiros no destino teve queda em 2018. No ano passado, 65.822 brasileiros visitaram a capital alemã, sendo 7,5% menos que no ano anterior. O número de pernoites também retrocedeu 4,2%, alcançando um total de 222.256.
Porém, apesar das baixas, o Brasil segue sendo o mercado mais importante da América Latina no destino.
LEIA MAIS + Balneário Camboriú CVB participa de feira de turismo na Colômbia + Espanha ultrapassa Estados Unidos e é segundo país mais visitado + Conheça as principais atrações de Bariloche durante o Outono
Setor Mice de Berlim em alta
A indústria de convenções de Berlim também continuou se expandindo no ano passado. Assim, 12 milhões de pessoas participaram dos cerca de 143.390 eventos que aconteceram na cidade. As conferências e congressos geraram mais de oito milhões de pernoites em hotéis.
Em relação a 2017, o número de eventos subiu 2,3%, ao passo que os números de participantes e de pernoites cresceram 2% cada.
Em 2018, a indústria de conferências e congressos de Berlim faturou um montante de 2,63 bilhões de euros (2017: 2,51 bilhões de euros).
Dessa forma, projeta-se que o mercado de eventos de Berlim tenha gerado em torno de 44.100 empregos em tempo integral.