Big Ben mudará de nome, será Elizabeth Tower

Por: Antonio Euryco

A emblemática torre do parlamento britânico, um dos ícones entre os atrativos londrinos, terá como novo nome oficial, ‘Elizabeth Tower’, homenageando os 60 anos de reinado de Elizabeth II. A proposta foi aprovada pela comissão da Câmara dos Comuns por 331 votos entre os 650 possíveis, como apoio dos líderes dos três dos principais partidos.

 

O Big Ben, com suas célebres badaladas dos sinos de 13,5 toneladas,  tinha como nome oficial, até agora, o de Tower Clock (Torre do Relógio).  Com 96 metros de altura e de estilo neogótico,  tem um relógio em cada um dos quatro lados.  Foi desenhada por Charles Barry durante a reconstrução do palácio de Westminster, em 1858. Na relação de relógios célebres em todo o mundo é considerado o terceiro em tamanho e altura.

 

O toque do sino é transmitido diariamente pela BBC.  Os ponteiros medem 2,7 metros e 4,7 metros, respectivamente. O relógio funciona em sintonia com o Royal Greenwich Observatory

 

Com a medida, os parlamentares ingleses buscaram um certo equilíbrio na nomenclatura arquitetônica do parlamento, pois a torre oeste do Palácio de Westminster é a Torre Victoria,  honra atribuída ao único monarca britânico com mais tempo de permanência no trono que a atual soberana. Com a fleugma evidente, os políticos ingleses também sabem fazer a boa média.

 

AE

 

 

Deixe uma resposta