Cristalino Lodge vence Prêmio de Sustentabilidade BLTA

Diretores da BLTA, jurados e finalistas do Prêmio de Sustentabilidade BLTA

Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) entregou hoje ao Cristalino Lodge o primeiro lugar do I Prêmio Sustentabilidade BLTA em uma cerimônia que ocorreu no hotel Emiliano, em São Paulo (SP). Uxua Casa Hotel & Spa, em Trancoso, e Pousada Literária de Paraty foram os outros dois finalistas.

Vitória da Riva Carvalho explica que quando você está em uma área de grande biodiversidade, e um risco do impacto humano é uma área de prioridade. “Esse é um modelo de negócio que tem como objetivo preservar a biodiversidade por meio de um hotel autêntico na região que gera proteção da área e recursos para a Fundação Cristalino que, por sua vez, mantém os projetos de educação, pesquisa e conservação e que gera conhecimento para o projeto. Há uma sinergia das iniciativas”, explicou.

“A ideia desse modelo é que pode ser replicado, disse Alexandre da Riva Carvalho, da segunda geração da família proprietária. O financiamento dos projetos, segundo ele, se dá por meio de uma taxa recolhida entre os turistas.

Ao todo 10 dos 36 associados se inscreveram para o I Prêmio de Sustentabilidade da BLTA. Além dos finalistas, também apresentaram projetos de sustentabilidade o Anavilhanas Jungle Lodge, o Casa dos Arandis, o Felissimo Exclusive Hotel, a Pousada Maravilha, a Reserva do Ibitipoca, o Txai Resort e o Unique Garden Hotel & Spa.

Inscritos

Os projetos foram submetidos a um grupo de jurados que avaliaram as  boas práticas no contexto da hospitalidade e do turismo.  Entre ele Fernando Kanni, professor de Turismo e Sustentabilidade do SENAC, Márcia Hirota, Diretora Executiva da SOS Mata Atlântica, Paula Arantes , Consultora em Turismo Sustentável e coordenadora do Fórum Interamericano de Turismo Sustentável, Paulina Chamorro, jornalista, e Simon Mayle, diretor executivo da ILTM Latin America

A inciativa visa promover e multiplicar as ações e as boas práticas de sustentabilidade entre todos os associados, reconhecendo as melhores práticas e dando visibilidade a seus protagonistas, às comunidades locais e aos destinos envolvidos nas ações.

“Nossos esforços estão concentrados em promover um Brasil contemporâneo e sustentável de maneira genuína, inovadora e autêntica nas ações e eventos da BLTA nos mercados nacional e internacional, alinhada aos valores do mercado de luxo global, afinal sustentabilidade não é um conceito, é um valor”, disse a diretora executiva da BLTA, Simone Scorsato,

A premiação contempla ações em diferentes categorias:

Conservação: medidas e projetos que tenham por objetivo a proteção dos recursos naturais (conservação de biomas, fauna, flora, gestão consciente do uso da água, energia e efluentes líquidos).

Cultura: ações e projetos direcionados à conservação e valorização do patrimônio cultural tangível e intangível (artesanato, restauração de bens culturais, produção e promoção de manifestações tradicionais e folclóricas).

Comunidade: ações que ajudem a melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades locais (educação, esporte, saúde, etc.).

Comércio: inciativas que promovam a distribuição de riqueza por meio da produção e comercialização de produtos e serviços locais para os turistas (produção de orgânicos, gastronomia local, artesanato, experiências, etc.).

Para Viver a Amazônia – Cristalino Lodge

Deixe uma resposta