BNT Mercosul anuncia data da edição 2022 e lança festival gastronômico

A BC Foods & Drinks Festival será realizada paralelamente à BNT Mercosul e em formato aberto ao púbico, nos dias 28 de maio a 5 de junho

bnt mercosul

Entre os dias 27 e 28 de maio de 2022 acontecerá a próxima edição da BNT Mercosul, a novidade foi anunciada nesta sexta-feira (28), durante o encerramento da edição 20221. Paralelamente à feira, será realizada a BC Foods & Drinks Festival em formato aberto ao púbico, nos dias 28 de maio a 5 de junho.

A iniciativa gastronômica é aberta ao público e visa usar a BNT Mercosul como plataforma para disseminar os sabores do Brasil para os brasileiros e participantes estrangeiros. Haverá concurso entre chefs dentre suas especialidades, cursos para a audiência, degustação no formato finger food, oficinas, além de música e arte.

“No BC Food & Drink Festival vamos mostrar quais são as delícias do turismo nacional, ou seja, porque uma pessoa viaja e o que atrai na cultura, dança e gastronomia. Essa parte da BNT será aberta ao público e os agentes de viagens nos famtours poderão trazer seus passageiros para desfrutar do Brasil aqui na BNT Mercosul”, afirma Geninho Góes, diretor geral da BNT Mercosul e secretário de turismo de Balneário Camboriú.

O BC Foods & Drink Festival destacará alimentação saudável, pratos veganos, panificação, confeitaria, comidas típicas nacionais, comidas congelas e de botecos, além de das opções naturais e orgânicas. “A BNT é o evento que mais vende o turismo nacional. desde o início a nossa bandeira sempre foi vender o Brasil para os brasileiros e o Brasil para o exterior. Teremos capacitações para pessoas de outros países, visitas técnicas nas cidades, uma área especial para pessoas que trabalham em eventos e faremos para o mercado MICE o mesmo trabalho que fazem para o agente de viagens, além de continuar com inovações tecnológicas.

Em relação a feira do próximo ano, as principais atividades serão as capacitações, o business center, visitas técnicas e o mercado MICE. A profissionalização do setor será mantida, com o reforço da participação de profissionais inscritos na base do Cadastur.

“O segmento de eventos é novo na BNT e faremos caravanas para esses profissionais, além fornecer novos formatos para expositores. Entendemos que muita gente não tem muto capital para viajar e arca com os custos de estande, por isso teremos um formato mais slim para que esses expositores estejam na edição de 2022”, destaca.

Balanço 2021

Geninho e Margot Rosenbrock, presidente do Balneário Camboriú CVB celebram os resultados do fim da edição, a qual contou com 2.569 inscritos e público de 11 países, – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, índia, Itália, Paraguai, Peru e Uruguai -, quatro a mais do que nas edições anteriores.

“O nosso desafio era mostrar para as pessoas que seria uma edição híbrida e com conteúdo interessante, antes de mesmo do acontecimento da feira. Houve muita relutância na participação de alguns expositores e destinos, inclusive, alguns se recusara por conta do formato online. Acho que agora, com o sucesso que tivemos, eles se arrependem” declara Margot.

Ao todo, a BNT Mercosul teve 40.079 visualizações e 10.141 check-ins na plataforma, a qual foi criada exclusivamente para a feira. “Você quer saber o segredo do nosso sucesso? São 27 anos promovendo a BNT Mercosul. Eu posso garantir, não na minha opinião, mas na dos expositores, que essa edição foi o melhor evento online em uma pandemia que eles participaram, com a melhor adesão e conteúdo. Tenho expositores elogiando e dizendo que o whatsapp deles não pararam, porque nossa plataforma permite a integração com o aplicativo, facilitando o contato. Então eu digo que junto com o Convention de Balneário Camboriú, pegamos um limão e fizemos uma bela limonada. Essa parceria vai gerar muitos frutos”, ressalta Geninho.

Presencialmente a edição 2021 contou com 40 pessoas e protocolos de biossegurança no combate à covid-19. A sessões de capacitação digitais atingiram 1502 agentes de viagens e houve ainda, a formação de 35 famtours online e 810 reuniões de negócios realizadas. Nos painéis com líderes a audiência foi de 933 pessoas.

“À essa altura com 27 anos, um evento estabelecido como esse pode demandar alguns pleitos, como a participação governamental e do Ministério do Turismo. A BNT Mercosul já nasceu muito profissional, com o intuito de gerar negócios e para que isso ocorra presencialmente é preciso segurança, por isso tivemos um número reduzido de pessoas presencialmente”, incita Rosenbrock.

Geninho credita os bons resultados à parceria com o Curitiba CVB, união oriunda das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. “Dentro deste cenário caótico aprendi que não estamos no controle e isso pode ser bom, pode permitir viver de uma forma mais leve. Vejo muitos empresários apegados e sofrendo sozinhos por egoísmo. Hoje eu tenho a sensação de que com essa parceria a BNT só ganhou e daqui para frente, faremos eventos com colhendo o que plantamos. Espero que a feira continue mesmo quando eu não estiver mais aqui”, acrescenta .

Deixe uma resposta