BNTM gera ambiente de grande expectativa

Por: Antonio Euryco

SÃO LUIS – Operadores e profissionais do turismo começaram a chegar  no fim de semana embalando-se na capital maranhense para a participação na 21ª BNTM (Brazil National Tourism Mart), que será abertura na quarta (9) e vai até domingo (13) no Centro de Produção e Comercialização Artesanal do Maranhão, Ceprama.  O movimento no aeroporto já foi intenso nestes dias.

 

No total serão cerca de 450 operadores, fornecedores e imprensa do Brasil e exterior, convidados para a bolsa de negócios no Maranhão, representando 35 países e os estados nordestinos. A feira de negócios será realizada durante todo o dia 10, das 9h às 18h no Ceprama.

 

Uma das primeiras a desembarcar foi a Thiertelin, operadora da França, que pela primeira vez visita a capital e espera conhecer o potencial turístico e cultural que o  Maranhão possui. “Estou ansiosa para conhecer o paraíso dos lençóis maranhenses além da cultura, dois dos produtos bastante difundidos no exterior”, afirmou.

 

Já o operador brasileiro, Cauê Boaventura, que mora há 12 anos na Suíça e que veio com uma comitiva do país, a feira é uma vitrine de grande importância e vai possibilitar o intercambio entre os produtos. “Estamos impressionados com a história e riquezas naturais que podemos encontrar, especialmente no ecoturismo e turismo de aventura que certamente agora passarão a fazer parte dos nossos encartes”, explica o operador da Monde Voyages.

 

Além de São Luís, todos os participantes devem conhecer até o dia 13, equipamentos e atrativos turísticos dos municípios de São José de Ribamar e dos  Lençóis Maranhenses, a grande estrela do turismo de natureza no Maranhão.

 

As visitas, segundo a secretaria de turismo, “serão divididas em três grupos de acordo com a chegada dos profissionais ao Maranhão. O primeiro, visita nesta segunda (7) e na terça (8), o polo São Luís e Lençóis e os demais, dia 11 e 12”.

 

Promover o encontro e o intercâmbio entre empresários e operadores do trade turístico com o objetivo de vender os produtos turísticos do Nordeste e das demais regiões do Brasil, é uma das finalidades do evento. A montagem do local será entregue um dia antes do evento  econta com cerca de 4 mil m2 para abrigar toda a estrutura da feira. Guias de turismo, imprensa local, polícia militar, corpo de bombeiros e demais instituições ligadas ao evento já foram acionadas para a integração da feira.

 

Animado na expectativa de atrair compradores de  várias partes, o Maranhão não mediu esforços para a preparação da Bolsa. Criada em 1992 e classificada como a maior bolsa internacional de negócios da região, a BNTM 2012 promete ser um sucesso. Contando com a rica originalidade e diversidade dos  nove estados do Nordeste, o evento conta com mais de 300 fornecedores do mercado nacional.

 

A  alternativa de produtos em comercialização promete ser a maior dentre todos os eventos do setor. Entre jornalistas, são esperados quase 50 profissionais. Na parte de infraestrutura, uma equipe de apoio cuidará estará atenta  para que o encontro comercial atenda à grande expectativa. Ao todo, 130 estandes na área comercial e 70 na institucional, além de 10 estandes para o setor governamental fazem parte da estrutura do evento.

 

A festa de abertura da BNTM 2012 acontece na quarta-feira (09) no Ceprama. “Nosso objetivo é que a BNTM tenha o sucesso esperado por todos os públicos, e que aqui sejam realizados bons negócios para toda a região nordeste”, diz  Jura Filho, secretário estadual de turismo do Maranhão.

 

A 21ª BNTM, com realização da CTI-Nordeste, conta com os apoios e patrocínios do Ministério do Turismo/EMBRATUR. A bolsa conta, também, com os apoios da Infraero, do SEBRAE e das companhias aéreas TAM e TAP.

 

Keith Almeida, especial para o Brasilturis Jornal.

 

 

Deixe uma resposta