Bonecos gigantes animam o carnaval em Olinda

0

Por: Chris Flores

OLINDA – A cidade de Olinda (PE), considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, recebeu durante o carnaval a participação de seus personagens mais tradicionais: os bonecos gigantes.

 

O Encontro dos Bonecos de Olinda aconteceu hoje, dia 17, terça-feira de carnaval, em frente à prefeitura da cidade, localizada próxima à casa do músico Alceu Valença.

 

Durante todo o dia, as ladeiras da cidade ficaram tomadas por grupos de batuqueiros e foliões de diversas partes do País.

 

Os intitulados “bonequeiros” dão vida aos personagens gigantes, carregando-os na cabeça, apoiados em uma almofada existente na base da estrutura de madeira. A cintura do boneco é localizada na altura dos olhos do carregador, que se orienta através de pequena abertura na braguilha da calça do boneco, que fica amarrada na cintura por debaixo do paletó. Para carregar cada um desses bonecos, é preciso ter força e disposição para permanecer horas debaixo de uma temperatura de mais de 30 graus. Cada boneco pode pesar até 50 quilos e medir mais de três metros.

 

Artistas, políticos, personalidades, tipos populares ou figuras tradicionais são representadas pelos bonecos, que podem ser feitos de papel marchê ou fibra de vidro.

 

Este ano, nenhum boneco com imagem de políticos desfilou. O homenageado do carnaval de Olinda foi o dramaturgo e poeta brasileiro, Ariano Suassuna.


O Brasilturis Jornal viajou a convite do Governo do Estado e da Empetur.



Christiane Flores

 

Christiane Flores
Christiane Flores
Christiane Flores
Christiane Flores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here