Brasil pode ampliar fluxo de estrangeiros em até 10%

Por: Priscila Ferraz

A chegada de turistas estrangeiros ao Brasil pode aumentar entre 5% e 10% após a Copa do Mundo. A previsão foi feita pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, ao participar na última sexta-feira, dia 6, do programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC. Na ocasião, ele falou sobre as expectativas em relação ao evento.


Lages se baseou na média de elevação das chegadas internacionais na Alemanha e na África do Sul, últimas sedes do torneio, e ressaltou que cerca de 500 mil torcedores de 186 países já adquiriram ingressos para jogos, o que deve ampliar a promoção do País no exterior.


O Ministério do Turismo estima que a audiência da Copa chegue a 3,6 bilhões de telespectadores. A visibilidade gera um aumento de interesse pelo País, o que reflete em um acréscimo das visitas. “Na África do Sul, pôde-se ver um incremento no ano seguinte (à Copa) de 6%”, comparou.


Ainda ressaltou que, durante a Copa do Mundo, os 3,7 milhões de brasileiros e estrangeiros que circularão pelo País devem movimentar R$ 6,7 bilhões. Lages lembrou ainda que, segundo pesquisas, mais de 90% dos visitantes internacionais que vêm ao Brasil manifestam intenção de voltar.

 

O ministro também apostou em ações como capacitação profissional de trabalhadores do setor, sinalização turística, obras de acessibilidade e investimentos em Centros de Atendimento ao Turista (CATs).


São esperados cerca de 600 mil turistas estrangeiros durante o Mundial, sendo que 62% deles estarão no Brasil pela primeira vez. As nacionalidades que mais visitam o País são os argentinos, com 1,6 milhão de turistas em 2012 (29% do total), seguidos pelos norte-americanos, com 586 mil de turistas (10% do total) e os alemães, com 258 mil (4,6% do total).



PF

Deixe uma resposta