Recorde histórico de brasileiros na Espanha

1

O Embaixador da Espanha, Sr.Fernando Garcia Casas, Conselheiro de Turismo da Embaixada da Espanha, Juan Antonio Ruiz Morales, a Presidente de Braztoa, Sra. Magda Nassar, o Consul da Espanha Angél Vasquez e o diretor geral da Air Europe, Gonzalo Romero estiveram juntos no Escritório de Turismo da Espanha em São Paulo (SP) para anunciar que no ano de 2017, o número de turistas brasileiros na Espanha bateu o recorde e alcançou a cifra histórica de 468 mil.

Este número representa um incremento de 25,76% em relação ao ano de 2016. E a tendência é de crescimento. Já nos oito primeiros meses de 2018, de janeiro a agosto, o país recebeu 371 mil brasileiros, um aumento 16% se comparado ao mesmo período do ano interior. Com relação ao gasto diário dos brasileiros na Espanha a tendência também é de alta. A média no primeiro trimestre foi de €268, um incremento de €33 ao dia. Já no segundo trimestre o incremento foi ainda maior e passou de €245 dia em 2017 para €335 dia.

“Estamos muito unidos com o Brasil. Como diz o meu colega na Espanha, estamos em um matrimônio secreto, o que quer dizer que temos muitas coisas em comum. No plano político, a parceria estratégica foi renovada. Temos uma relação bilateral. Estive com o presidente eleito (Jair Bolsonaro) em primeiro de novembro para nos manter como parceiros, amigos e aliados. A relação econômica é ainda mais importante. Temos um estoque de investimentos da ordem de 40 bilhões da Espanha no Brasil e mais de 5 bilhões de investimentos brasileiros na Espanha e isso não é tão conhecido”, disse o embaixadorFernando Garcia Casas.

“Em 2018, tivemos 82 milhões de turistas na Espanha. Fomos o segundo destino em número de turistas recebidos e também o segundo em receita de acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT). Somos consistentes”, disse  o Conselheiro de Turismo da Embaixada da Espanha, Juan Antonio Ruiz Morales.

O conselheiro atribui o número recorde de turistas em 2017 a uma estabilidade da moeda, às ações de promoção no Brasil e até mesmo à exibição de séries famosas, como a Casa de Papel. “Isso marca o destino na cabeça das pessoas”, afirmou.

A presidente da Braztoa, Magda Nassar, complementou que a equiparação de tarifas aéreas entre Europa e Estados Unidos também contribuiu para esse bom desempenho da Espanha. “Isso faz toda a diferença para popularizar os destinos europeus para os brasileiros. A tarifa igual ou até menor que a dos Estados Unidos, não precisar de visto compõe uma série de fatores antes da viagem que mudam a decisão do cliente”, disse ela.

“A oferta de voos melhorou muito e isso ajudou bastante”, disse Gonzalo Romero. Em 2017, a Air Europa também inaugurou um novo voo de Recife para Madri.  Em 2019, segundo ele, a oferta será de três voos por semana. Segundo Romro, as ocupações dos voos da companhia para Madri estão boas na avaliação de Romero. De São Paulo a Madri a taxa é de 92% de ocupação, de Salvador, 90% e de Recife 80%. A Air Europa pretende ainda fazer da Espanha  uma porta de entrada para a Europa oferecendo Stop Over gratuito para os clientes.

A conectividade do Brasil com a Espanha é um dos pilares da estratégia do crescimento do turismo para aquele país. O segundo pilar é o de atração de turistas que eles chamam de cosmopolita – que gosta de conhecer a cidade, de gastronomia, de cultura, de fazer compras e de experimentar a cidade.

Oito de cada 10 turistas que visitam a Espanha voltam. Quatro de cada 10, voltam mais duas vezes. “Isso é porque temos um produto de qualidade. Os melhores embaixadores do turismo na Espanha são os próprios turistas”, comemorou o conselheiro.

Os dois destinos principais dos brasileiros na Espanha são Cataluña e Madri. Em Madri o número subiu de 100 mil para 140 mil brasileiros em 2017.  De acordo com o conselheiro, o número de brasileiros em Baleares, Galícia e Valência cresceu bastante. Para o próximo ano os dados apontam o crescimento de visitantes à Andaluzia.

Agentes de viagem

Para a Air Europa, 85% das vendas de passagens aéreas são comercializadas por agências de viagem. Para o Escritório de Turismo da Espanha, o canal de agências e agentes é estratégico também. Para 2019, o canal de relacionamento com agentes de viagem no APP minha Espanha será melhorado e terá um planejador de viagem que simulará roteiros de acordo com o número de dias que o turista pretende permanecer no país. Além disso, está saindo agora a terceira edição de um guia para agentes de viagem que será impresso com os conteúdos atualizados.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here