Bruno Wendling debate retomada e Turismo LGBT+ em live

Live acontece na próxima terça-feira (9/6), às 15h, e reúne time de jornalistas especializados no segmento LGBT+

Mato Grosso do Sul Fundtur-MS
Bruno Wendling presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).

Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur) é convidado da semana para uma sabatina sobre retomada e o segmento LGBT+. A conversa, idealizada por Alex Bernardes, diretor do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, reúne um time de jornalistas especializados no tema: JP Polo (Fórum de Empresas e Direitos LGBT), Emerson Maranhão (Cena G e Blog do Maranhão) e Otávio Furtado (Gay Travel and Fun e Maior Viagem).

Marcada para acontecer na próxima terça-feira (9/6), às 15h, a live pretende mostrar como o Mato Grosso do Sul, estado que reúne importantes destinos de ecoturismo e aventura em termos globais está se preparando para a retomada. Pesquisas recentes indicam o favorecimento de destinos exclusivos e longe dos grandes centros urbanos em um primeiro momento pós-pandemia.

O comprometimento dos players com as normas de segurança necessárias por conta da pandemia, estratégias de comunicação para conquistar a confiança dos viajantes, parcerias com empresas locais para estruturação de roteiros nas proximidades e o trabalho da Fundtur para capacitar o trade sobre o turismo LGBT+ e atrair os viajantes desse segmento também estão entre os assuntos do bate-papo que será transmitido ao vivo, no perfil da Revista ViaG no Facebook.

Política também entra na pauta, especificamente a questão da falta de continuidade de ações e iniciativas devido a questões partidárias. Como fazer, afinal, para construir algo que não esbarre na mudança dos agentes políticos? Confira essa e outras respostas na sabatina realizada pela Revista ViaG e pelo Fórum de Turismo LGBT do Brasil.

Sobre os convidados

Bruno Wendling

Bacharel em Turismo (PUC-MG), especialista em Ecoturismo/Planejamento e Interpretação em Áreas Naturais (pós-graduação pela UFLA) e Extensão em Gestão Pública de Turismo – Rede de Inovação (UFBA), tem 20 anos de atuação no Turismo, com experiência na iniciativa privada e 16 anos em gestão pública nas três esferas de governo, com trabalhos realizados como consultor/facilitador/palestrante em 25 estados, dois países e mais de 100 destinos turísticos.

Entre 2003 e 2004, Bruno Wendling foi diretor da operadora Trilhar Turismo, especializada em ecoturismo e Turismo de Aventura, em Belo Horizonte (MG). Atuou como consultor técnico do Ministério do turismo (2005-2009), consultor do Instituto Marca Brasil (2009-2011) e ocupou o cargo de secretário de Turismo de Caiu, na Bahia (2013-2015). Entre 2015 e 2017 atuou como consultor associado da Barcelona Media Inovação Brasil.

Desde 2017, Bruno Wendling é diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur) e, atualmente, também preside o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

Emerson Maranhão

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tem formação em Realização Audiovisual pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Cinematográfica (CE) e em Narrativas Transmidiáticas, pela Baltic Film, Media, Arts and Communication School, da Universidade de Tallinn (Estônia). Durante 15 anos, assinou e editou a coluna “Cena G”, publicada semanalmente no jornal “O Povo” (CE), uma das pioneiras e mais longevas no País. Atualmente, edita o site “Emerson Maranhão”, com conteúdo sobre o universo LGTBQI+, Cinema e Teledramaturgia, suas principais áreas de atuação. É autor do livro “Cinema Falado”, diretor e roteirista de mais de 100 webdocs e séries especiais. Seu curta de estreia, o documentário “Aqueles Dois”, foi selecionado por mais de 40 festivais nacionais e internacionais, acumulando 17 prêmios.

JP Polo

É formado em Jornalismo (UniFaccamp) e Artes Cênicas (Unicamp), com  pós-graduação em Produção Executiva e Gestão de TV (FAAP). Foi coordenador de Produção da TV TEM, afiliada da rede Globo no interior de São Paulo. Atualmente, é Consultor da Txai Consultoria e Educação, que atua nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade social, diversidade, inclusão e direitos humanos, sobretudo para grandes empresas. Além disso, é também Secretário Executivo Adjunto do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, uma organização que reúne cerca de 90 grandes empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção dos direitos LGBTI+.

Otavio Furtado

É editor dos sites Gay Travel and Fun e Maior Viagem, colunista de Turismo LGBTI+ da revista Qual Viagem e Diretor de Comunicação da Câmara de Comércio de Turismo LGBT do Brasil.

Realização

Primeira revista brasileira focada em Turismo LGTB+, a ViaG é mídia associada e parceira da IGLTA (Associação Internacional de LGBT) no Brasil. A publicação realiza, desde 2017, o Fórum de Turismo LGBT do Brasil, evento voltado à capacitação do trade de Turismo para atendimento dos viajantes do segmento. A terceira edição, que ocorreu no Tivoli Mofarrej, em 2019, recebeu cerca de 350 participantes e serviu de guia para os presentes, que puderam estar por dentro das novidades das empresas palestrantes e conseguiram adquirir dicas de como fomentar produtos e serviços para o segmento. A quarta edição estava marcada para acontecer em 9 de junho de 2020 e foi adiada devido à pandemia de covid-19.


Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui