Cabo Frio realiza evento para promover artesanato local

O paradisíaco balneário de Cabo Frio, na Região dos Lagos, vai se transformar na capital fluminense do artesanato e do empreendedorismo durante oito dias. Artesãos do município farão exposição de pinturas e demonstrações de arte típica regional, como a produção com fibras naturais e escamas. Ao mesmo tempo, milhares de artesãos terão a oportunidade de aprender ou aprimorar técnicas artesanais e de formalizar seu próprio negócio.

Tudo isto vai acontecer durante a Cabo Frio Artes Manuais, feira de capacitação em artesanato que será realizada de 12 a 20 de maio (exceto domingo, dia 14), no Shopping Park Lagos (Av. Henrique Terra, 1700, Portinho, Cabo Frio). O evento é organizado pela Prefeitura de Cabo Frio – através da Secretaria de Cultura, da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Assistência Social – em parceria com a rede de lojas carioca Caçula. A feira conta com o apoio do Sebrae e as parcerias do Convention Bureau, da InterTV, do Sintecidos e do Hostel Contêiner Cabo Frio, hospedagem oficial do evento.

A Cabo Frio Artes Manuais vai oferecer mais de cinco mil vagas gratuitas em aulas de técnicas como biscuit, decupagem, pintura em tecido, scrapbook, patchwork, bijuteria, tricô, crochê, bordado e customização, entre outras. O sistema das aulas é o “faça e leve”, ou seja, o aluno leva para casa e peça feita por ele nas oficinas.

Além de oferecer capacitação gratuita, a Cabo Frio Artes Manuais também vai disponibilizar todas as etapas de formalização da atividade do artesão. Em um só dia e no mesmo local, o artista poderá tirar o CNPJ e ter seu alvará emitido, graças a uma parceria com o Sebrae e a Secretaria de Fazendo de Cabo Frio.

A feira é um projeto de alcance social que realizamos nas regiões onde a Caçula tem filiais, com o objetivo de capacitar artesãos para que atuem nos mercados de turismo e eventos, entre outros”, afirma Roberto Santos, coordenador de projetos especiais da rede de lojas.

Artesãos de Cabo Frio vão expor trabalhos

A Secretaria de Cultura e a Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio exibirão durante a feira o que há de melhor na produção artística do município. A Secretaria de Cultura promoverá uma exposição de trinta e dois quadros de artistas cabo-frienses, selecionados nas principais associações de artesãos da cidade, as Associações do Canal, da Praia do Forte, do Espaço Cultural e Unidos pela Arte.

Já a Secretaria de Assistência Social levará peças produzidas nas Oficinas de Orientação para o Mundo do Trabalho, realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social de Tamoios, Botafogo, Manoel Correia, Monte Alegre, Jardim Esperança, Jacaré, Praia do Siqueira e Central.

Além de expor, os artesãos atendidos nessas oficinas também vão comercializar sua produção. O público poderá levar para casa bijuterias feitas com escamas de peixe, utensílios e objetos de decoração produzidos com fibras naturais, bonecas, bolsas, almofadas, entre outros produtos. Objetos feitos a partir da reciclagem de embalagens, banners e do rejeito de lycra também estarão à venda.

Os visitantes da Cabo Frio Artes Manuais também poderão conferir ao vivo o  trabalho artesanal típico da cidade. Três artistas locais farão demonstrações de como produzir peças com as fibras de taboa e bananeira e com escamas de peixes.

SERVIÇO

Cabo Frio Artes Manuais

Data: 12 a 20 de maio de 2017 (exceto domingo, dia 14)

Local: Shopping Park Lagos

Av. Henrique Terra, 1700, Portinho, Cabo Frio

Horário: dias 12 e 13 – de 10h às 17h30;

dias 14 a 20 – de 13h às 20h.

Valor da inscrição: GRÁTIS (com doação de 1 kg de alimento não perecível)

Classificação etária: 10 anos

 

 

 

Deixe uma resposta