Câmara aprova verba extra de R$ 4 milhões ao MTur para pesquisas

A proposta prevê que o MTur firme parceria com instituições públicas ou privadas de ensino médio, de graduação e pós-graduação

O Deputado Federal Otavio Leite (Foto - Marina Ramos/Câmara dos Deputados) - mtur
O Deputado Federal Otavio Leite (Foto - Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou a emenda orçamentária, apresentada pelos Deputados Otavio Leite (RJ) e Bacelar (BA), destinando R$ 4 milhões para o Ministério do Turismo (MTur) aplicar em pesquisas junto às instituições de ensino em turismo no país em 2022, nesta semana.

A proposta prevê que o MTur firme parceria com instituições públicas ou privadas de ensino médio, de graduação e pós-graduação, com é o caso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur).

O estímulo aprovado pela Câmara dos Deputados, visa fortalecer e estimular o desenvolvimento de estudos acadêmicos sobre o setor de viagens, provendo mais dados para os profissionais de toda a cadeia.


Leia também


“O Brasil tem incontáveis potenciais turísticos, muitas vezes é preciso estudá-los cientificamente para seu melhor aproveitamento de mercado. Quanto mais nos aprofundamos nestes temas, mais fundamentos para a formulação de políticas públicas mais eficientes”, afirmou Otávio Leite.

 “Nos países mais desenvolvidos em turismo a presença da academia é uma realidade na qual devemos nos inspirar. Hoje temos 300 brasileiros em fase de mestrado e outros 200 em fase de doutorado. Podemos ter muito mais. Essa verba há de ser muito útil”, concluiu um dos idealizadores da emenda orçamentária.

“Estamos à disposição de todas as esferas do poder público do turismo nacional para ajudar na resolução dos gargalos que ainda impedem o pleno desempenho do turismo. Acreditamos que a pesquisa na área é um dos caminhos viáveis para superar tais gargalos”, afirmou o professor Alexandre Panosso Netto, presidente da Anptur.

Deixe uma resposta