Caribe lança centro de resiliência turística e gestão de crises

0
Ministro do turismo, Edmund Bartlett lança o Centro Global de Resiliência Turística e Gestão de Crise, durante o Caribbean Travelling Marketplace, em Montego Bay

Montego Bay (Jamaica) – O Ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, lançou hoje, em Montego Bay, o Centro Global de Resiliência Turística e Gestão de Crise – em inglês Global Tourism Resilience & Crisis Management Centre (GTRCM). Ele está sendo criado para coordenar uma resposta global às ameaças relacionadas às mudanças climáticas. O centro cuidará principalmente de cinco questões: desastres naturais, epidemias, terrorismo, crises econômicas e políticas na região do Caribe. O lançamento contou ainda com a participação do primeiro ministro da Jamaica, Andrew Holness.

Em 2017, o Caribe passou por uma temporada de furacões que, além de todas as perdas geradas em vários países, estagnou a economia na região. O setor de turismo foi totalmente afetado e ainda se recupera dessa crise. Mas a adversidade trouxe aprendizados.

O GTRCM é o primeiro com essa configuração no mundo e ajudará os países na preparação, gerenciamento e recuperação de crises ou paralisações que possam afetar a indústria. O lançamento ocorre durante o 39o Caribbean Traveling Marketplace, a maior feira de negócios do Caribe e que acontece no Centro de Convenções de Montego Bay.

O centro foi aprovado durante uma reunião da Organização Mundial do Turismo, realizada em Montego Bay em novembro de 2018, com o apoio do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Associação Caribenha de Hotéis e Turismo (CHTA) e a Organização de Turismo do Caribe.

Funções do GTRCM

O serviço será concentrado em pesquisa, direito, treinamento e políticas para ajudar destinos turísticos globais. O ministro do turismo Jamaica, Edmund Bartlett, capitaneou a iniciativa. Ele disse que o Centro será importante, principalmente, para apoiar a prosperidade das pessoas e dos negócios depois de crises.

O secretário geral da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT), Dr. Taleb Rifai, disse no lançamento que o centro vai criar, produzir e gerar informações e números, treinar as pessoas para encarar a crise além de oferecer capacitação em comunicação, além de diretrizes e políticas para lidar com o processo de recuperação a partir do momento em que ocorre uma crise.

O GTRCM terá um atuação regional, mas atuará como um piloto internacional que beneficiará o mundo. “Acredite: o centro é para cuidar das pessoas”, garantiu Taleb.

* Viagem realizada a convite do Escritório de Turismo da Jamaica, com seguro Affinity e dados móveis Flexiroam Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here