Castelo de Itaipava (RJ) oferece serviços de hotelaria. Veja fotos!

Visitar um castelo medieval já é, por si só, uma experiência diferente. Imagina, então, poder desfrutar de momentos especiais ao passar uma noite ou alguns dias em instalações como as que conhecemos desde criança somente através de filmes e desenhos? Conhecer os detalhes da construção e a vida das pessoas que ali moraram são coisas tão diferentes do nosso dia a dia, que proporcionam uma verdadeira viagem no tempo. Uma oportunidade para sonhar e se encantar!

 

Pensando nisso, o Castelo de Itaipava, uma construção original de 1920 projetada pelo famoso arquiteto Lucio Costa, está disponibilizando agora 24 suítes com decoração e arquitetura únicas. Cada uma possui detalhes e peças históricas que a diferenciam das demais, fazendo com que cada hospedagem se torne um momento especial. São incontáveis e riquíssimos lustres e espelhos de cristal, armaduras, telas, cerâmicas, brasões, espadas e muitos outros objetos de decoração da década de 20, espalhados por todos os espaços.

 

Confira as fotos!

[unitegallery Castelo_Itaipava]

 

As suítes do Castelo de Itaipava Hotel – o único castelo normando-medieval das Américas – estão disponíveis nas categorias Imperial, Torre, Príncipe, Nobres, Cavaleiro Real e Samurai. Abaixo os detalhes de algumas:

 

Suítes imperiais (master)

São quatro lindas suítes imperiais, diferentes umas das outras, mas com o mesmo padrão de conforto e bem-estar. Os quartos desta categoria possuem 60m² e dispõem de uma cama de casal extragrande (181cm x 210cm), frigobar, TV de tela plana, canais a cabo, ar-condicionado, closet, entrada privativa, piso de madeira parquet e sala de banho com banheira. Todas as suítes possuem vista panorâmica para o verde e um lindo terraço, com acesso direto e privado.

 

A Suíte da Imperatriz, por exemplo, foi restaurada de forma a conservar as características principais de quando a Imperatriz do Barão de Vasconcellos utilizava o aposento. Seus detalhes marcam tanto que é difícil não se impressionar. O lustre de cristal bem no centro da suíte, o ambiente com uma cama king size e lindos sofás, além do clima criado pela decoração e cores do espaço, somados à vista da suíte ao amanhecer, fazem seus hóspedes se sentirem como membros da realeza. O banheiro, superespaçoso e digno da realeza, é todo em mármore carrara, original do Castelo. Além disso, a banheira e todas as torneiras são banhadas a ouro.

 

Suítes das Torres (master)

Duas lindas suítes com decoração e padronagem especiais, com muito conforto e bem-estar. Esta categoria de quarto dispõe de uma cama de casal extragrande (181cm x 210cm) e uma cama de solteiro, além de frigobar, TV de tela plana, canais a cabo, ar-condicionado, closet, entrada privativa, piso de madeira parquet e banheiro com banheira ou ofurô. Todas as suítes das torres possuem uma pequena varanda, com uma vista privilegiada por serem as suítes mais altas do Castelo.

 

Suítes do Príncipe (superluxo)

Possuem 25m² e dispõem de cama de casal grande (151cm x 180cm), frigobar, TV, canais a cabo, ar-condicionado, closet, entrada privativa e piso de madeira parquet.

 

As outras acomodações são: Suítes dos Nobres (luxo), Suítes do Cavaleiro Real (standard) e Suítes do Samurai (standard). O serviço de café da manhã está incluso na hospedagem. O hotel oferece ainda sala de TV, terraço com hidromassagem e sauna e estacionamento. O serviço de rede de internet Wi-Fi é disponibilizado em todos os quartos e nas áreas comuns. Além disso, os animais de estimação de pequeno porte são bem-vindos no Castelo.

 

Ao se hospedar no Castelo de Itaipava Hotel, os visitantes ainda têm a oportunidade de visitar as inúmeras outras instalações da construção (desde que não estejam ocorrendo nesses locais eventos privados), como os jardins, o gazebo, o Salão de Gala (todo com paredes de vidro), o Salão da Lareira, o mezanino e a charutaria, entre outros.

 

Sobre o Castelo do Barão

 A história do Castelo de Itaipava começa em 1910, com o início de sua construção pelo Barão J. Smith de Vasconcellos. O Castelo do Barão, como era conhecido, projetado pelo arquiteto Lucio Costa e construído com material trazido da Europa, tornou-se famoso pela sua reprodução renascentista. Ele é o único castelo em estilo medieval com toque normando-clássico das Américas.

 

A construção, que durou cinco anos, foi realizada por vinte famílias trazidas da Europa e utilizou material vindo do continente europeu. De Portugal, vieram os blocos de pedras que foram talhadas por artesãos portugueses. Da França, o telhado de ardósia. Da Itália, o mármore carrara, que compõe o piso de vários salões, inclusive o do famoso Salão do Zodíaco. As portas e janelas são do mais puro jacarandá, com ferragens inglesas; e os vitrais são austríacos. Cada porta dos quartos dos filhos do casal levava os nomes gravados em ouro. O hall com as escadarias e o teto de jacarandá são finamente trabalhados. Há vitrais com o brasão da família, biblioteca com estantes esculpidas em relevo e uma ampla área verde cercando a mansão.

 

Na construção original, eram 42 cômodos distribuídos em 19 quartos, diversos salões, bibliotecas, sala de música, halls, duas torres, diversos terraços, dependências para hóspedes, ala dos serviçais e galerias que abrigavam muitas histórias. Personalidades como Adhemar de Barros, Getúlio Vargas, Amaral Peixoto e várias outras pessoas da alta sociedade carioca e paulista frequentavam o local.

 

 

Informações: www.castelodeitaipavahotel.com.br

 

Equipe de redação

Deixe uma resposta