Centenário e Copa nas ações do Destino Iguaçu

0

Por: Antonio Euryco

Pelo menos tres ações ainda sob sigilo não foram mostradas pela delegação de Foz do Iguaçu que veio promover o destino no principal mercado emissor brasileiro, porém elas foram detectadas pela reportagem do Brasilturis Jornal que além de cobrir a apresentação do Programa de Investimento Promocional que mostrou os principais atrativos turísticos da região.

 

A primeira delas e  ainda sob o maior segredo é a possibilidade de uma seleção do ranking atual das cinco melhores da Fifa vir em setembro para uma semana de treinamento em Foz do Iguaçu,  e os entendimentos neste sentido estão bem adiantados. Seria uma espécie de amostragem da região junto à entidade mundial no projeto que Foz do Iguaçu vai procurar realizar para 2014, ano da Copa no Brasil e também do centenário da cidade.

 

Primeiro lugar entre os 65 municipios indutores do turismo brasileiro, Foz quer ainda mais no ano da Copa e dos 100 anos da cidade. Um dos pedidos por exemplo é sediar um dos fam-fest da entidade, o que na condição de momento é uma exclusividade das cidades-sede.  O pedido terá por base também o imenso potencial da região, mais de 1 milhão e oitocentos mil  habitantes no entorno da área das Tres Fronteiras.

 

Além de começar a pensar mais ativamente em relação a 2014, o Destino Iguaçu trabalha com uma possibilidade de ultrapassar o Rio de Janeiro como principal local de visitação dos turistas estrangeiros. Com a visibilidade da inclusão entre as 7 Novas Maravilhas do Mundo e os constantes recordes anuais de visitantes que continuam vindo, de um numero maior de voos do pais e do exterior, das projeções do aeroporto das Cataratas e da constante melhoria na infra-estrutura, com aplicações de R$ 1,5 bi entre recursos da área federal e iniciativa privada, o turismo é mais ainda para Foz do Iguaçu, além de sua principal atividade econômica.

 

Para ter mais turistas, as inovações fazem parte do planejamento. Uma das ações que ainda terá detalhes completados nos próximos dias mas já está acertada acontecerá no final do mês de maio com a ‘Semana de Foz na CVC’.  Serão milhares de pacotes em ofertas expressivas,  com um grande investimento de mercado na maior operadora do pais.

 

Feitas estas colocações que não estavam no roteiro do evento realizado no Museu Casa da Cultura, diante de um número  de convidados menor que o esperado, embora com várias operadoras entre os presentes de maior interesse para o destino, a oportunidade foi a de mostrar que, além das Cataratas, lá estão amplas condições para o turismo de eventos, de aventura, de ocasiões especiais, comemorações e compras. 

 

Com Eduardo Sanovicz como consultor e apresentador, e a Promo sendo a agência responsável pela capacitação e constante contato junto ao mercado, operadores e agencias de viagem, os dirigentes do turismo de Foz revezaram-se para falar sobre o destino e suas expectativas. Mauro Sebastiany, presidente do Iguaçu Convention, Enio Eidt, diretor administrativo e o secretário municipal Felipe Gonzáles, anunciaram o  processo como ‘um novo ciclo de relacionamento de Foz com o mundo de São Paulo’, os aspectos positivos da gestão integrada que a partir de 2007 começou a mudar o setor e acelerou um inicio do crescimento turístico, com a produtividade de esforços entre o setor público e iniciativa privada.

 

Este primeiro passo em São Paulo teve exposição completa de Gilmar Piolla, presidente do Fundo de Promoção Turística, o Fundo Iguaçu.  Superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, também foi extensivo ao indicar as mudanças da cidade, da imagem e do próprio relacionamento de como o turismo é visto e praticado.

 

‘Foz é hoje uma das cinco cidades que mais recebem turistas no Brasil, é um destino de qualidade, tem aplicações e investimentos seguidos – como na Unila, a Universidade Federal com projeto de Oscar Niemeyr que terá dez mil alunos, cinco mil dos paises latino-americanos, e a segunda ponte que logo logo terá sua licitação. Temos o sexto maior parque hoteleiro e mais de dois mil leitos em construção, estamos no centro geográfico do Mercosul, o aeroporto de Cataratas tem um grande projeto de modernização, ampliação e o objetivo de tornar-se uma hub da região Mercosul e paises andinos’.

 

Para completar, o novo vídeo mostrado reforçou tudo que o Destino Iguaçu tem a oferecer para diversos públicos.

 

Antonio Euryco

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here