Centro do Artesanato é destaque em evento sobre turismo

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) será um dos destaques da 2ª Mostra Viajar, evento dedicado exclusivamente à valorização de destinos turísticos no Brasil. A mostra começa nesta sexta-feira (01/09) e se estende até domingo (3), na Bienal no Ibirapuera, em São Paulo, e reunirá mais 16 expositores. No evento, o CRAB será apresentado como um dos novos atrativos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, onde fica localizado.

Para isso, o Sebrae terá um estande de 130 metros quadrados, onde o público terá acesso a uma área interativa com vídeos e uma miniexposição de obras de artesanato. Além disso, o espaço contará com uma loja com produtos dos vencedor es do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, criado para reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo Brasil.

“A nossa participação na Mostra Viajar faz parte da estratégia de posicionar o CRAB como um novo e importante atrativo turístico da cidade do Rio de Janeiro”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. O local é visita obrigatória para quem passa pela capital fluminense. Isso porque conhecer o local é mergulhar um pouco na história carioca. Instalado estrategicamente em área com forte apelo turístico, o Centro ocupa um conjunto de três prédios antigos, construídos em plena Praça Tiradentes. O prédio de n° 67, o Solar Visconde do Rio Seco, foi erguido no fim do século 18 como uma residência nobre. Também foi sede do Clube Fluminense e recebeu personagens ilustres como Machado de Assis e o imperador D. Pedro II. Já o prédio de n° 69 é integrante da Zona Especial do Corredor Cultural do Rio de Janeiro, sendo identificado c omo do final do século 19. Por fim, no n° 71 há o Real Centro da Colônia Portuguesa no Brasil, construído em 1909.

“O CRAB é um lugar inspirador, que foi restaurado e funciona como uma ampla vitrine da produção artesanal de todo o país. Representa um espaço da criatividade e valorização do artesanato brasileiro, e busca conexão com a economia criativa, além de ser um local turístico”, reforça Afif. “Para o Sebrae, as peças artesanais ali expostas são como um espelho das identidades locais e revelam o imaginário nacional”, assinala.

No Rio, os visitantes podem se encantar com diversas exposições, comprar peças únicas de artesanato, usufruir da midiateca e vivenciar oficinas. Atualmente, está em cartaz a exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão, que reúne mais de 800 peças de artesãos de todo o país. Visite essa mostra até o dia 28 de outubro!

Serviço – CRAB
Entrada gratuita
Praça Tiradentes, 69, Rio de Janeiro
Terça a sábado, das 10h às 17h
Telefone: (21) 3380.1855

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui