Certificação Digital permite elevar prazo de validade dos passaportes para 10 anos

Por: Chris Flores

A tecnologia da Certificação Digital, que garante a identificação de forma mais segura, permitiu a ampliação do prazo de validade dos passaportes brasileiros para 10 anos. A partir da certificação digital ICP Brasil com a Raiz V4, os novos documentos passam a atender aos padrões internacionais, o que no relacionamento com muitos países poderá significar a dispensa de vistos de entrada.

 

Os novos prazos estão valendo desde meados deste ano e a tecnologia foi confirmada durante a reunião do Comitê Gestor do ICP Brasil, do qual faz parte a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD).

 

De acordo com o presidente da ANCD, Julio Cosentino, trata-se de um grande avanço, que coloca o Brasil num novo patamar em termos de identificação. “Isso deve ajudar a evoluirmos para o fim dos vistos com muitas nações, o que ocorre quando o passaporte é reconhecido e a identificação do cidadão é confirmada sem possibilidade de repúdio. Isso apenas é possível com a certificação digital ICP Brasil”, apontou.

 

 

CF

Deixe uma resposta