Check-in aéreo sem contato da Amadeus é implementado na Noruega

Por meio do aplicativo desenvolvido pela Amadeus, é possível realizar check-in, despachar bagagem, passar pela segurança e embarcar sem ações interpessoais

Amadeus

A Avinor lançou um programa de viagem touchles para enfrentar o impacto da covid-19 e ajudar a restaurar a confiança davios viajantes antes da temporada de verão da Noruega. Os passageiros poderão fazer check-in, deixar as malas, passar pela segurança e embarcar na aeronave sem contato interpessoal ou a necessidade de tocar em máquinas físicas, por conta de um processo e tecnologia desenvolvidos pela Amadeus.

Com a novidade, o passageiro faz o check-in à distância e recebe um código de barras do cartão de embarque enviado para seu celular, que também funciona como cupom para imprimir a etiqueta do passageiro. Ao chegar no terminal, o viajante apresenta o código de barras em um quiosque de autosserviço e a etiqueta da bagagem do passageiro é automaticamente impressa.

Em seguida, o viajante anexa a etiqueta e deposita a mala no sistema de bagagem sem o apoio dos agentes. A equipe interna da Avinor reestruturou suas unidades de autoatendimento de bagagem com uma nova configuração dos leitores de código de barras e de diálogo com os passageiros, para tornar o processo totalmente sem contato físico.

A nova experiência está disponível nos quatro aeroportos centrais da Noruega: Oslo, Bergen, Stavanger e Trondheim – que juntos representam 66% de todas as partidas. No total, 17 aeroportos serão atualizados para proporcionar a experiência sem contato em todo o país. O serviço está disponível inicialmente para passageiros que voam nas transportadoras nacionais:  SAS, Norwegian Air e Widerøe.

“Trabalhamos rápida e flexivelmente com a Amadeus e a ICM para construir e implantar nova tecnologia e tornar mais seguro e mais fácil voar a partir de nossos aeroportos. Estamos agora em uma posição forte para atender a um número cada vez maior de passageiros que viajam durante o período de verão”, declara Brede Nielsen, CIO do Grupo Avinor.

O desenvolvimento da tecnologia foi possível devido à abordagem tecnológica flexível da Avinor. A operadora foi uma das primeiras a adotar a plataforma de gerenciamento de passageiros da Amadeus baseada na nuvem, o que significa que o desenvolvimento técnico e o intercâmbio de dados com as companhias aéreas parceiras são mais simples.

Por estar baseada na nuvem, a Amadeus foi capaz de criar o novo aplicativo de check-in sem contato colaborando virtualmente com equipes globais sediadas na Austrália, França e Espanha, sem a necessidade de visitar nenhum dos 44 aeroportos da Avinor.

“Comum a todos é a necessidade de criar um ambiente aeroportuário ágil e adaptável, o que pode significar deslocar o check-in para fora do aeroporto, adicionando automação ou acelerando a transição para o check-in, o bag-drop e o embarque sem contato. Em todos esses casos, a tecnologia flexível baseada na nuvem é uma necessidade”, afirma Yannick Beunardeau, vice-presidente de TI de aeroportos da Amadeus.


Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui