Chegadas de turistas internacionais ao Peru cresceram 7,8% em setembro

Entre janeiro e setembro de 2015, as chegadas de turistas internacionais ao Peru cresceram 7,8% em relação ao mesmo período de 2014, significando um fluxo positivo de 185.967 turistas internacionais. As informações foram divulgadas pela ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru e presidente do Conselho da Diretoria da PROMPERÚ, Magali Silva Velarde-Alvarez, a partir de dados fornecidos pela Superintendência Nacional de Migração.

O consolidado do número de turistas internacionais de janeiro a setembro também teve aumento. Desta vez, de 7,75%, subindo de 2.397.371 (em 2014) para 2.583.338 (em 2015). O número de turistas brasileiros, no mesmo período, subiu de 107.265 para 114.391, registrando crescimento de 6,6%. 

Chile, Equador, Estados Unidos, Colômbia, Costa Rica, Argentina, Brasil, México, Espanha e França são os dez países líderes no incremento no número de turistas. Juntos, registram aumento de 10%, superando o crescimento total nos primeiros nove meses do ano. Estes países representam 76% do total de chegadas internacionais. 

O destaque vai para o crescimento acumulado que mantêm os países da Aliança do Pacífico, liderada pelo México, que registrou um crescimento de 14%, seguido por Colômbia (12%) e Chile (9%). A ministra Magali Silva disse que esse comportamento é resultado das atividades para promover o turismo internacional realizadas nos últimos meses, em destaque a campanha publicitária “Peru, País de Tesouros Escondidos”, direcionada aos consumidores finais dos países membros da Aliança do Pacífico, além das alianças estratégicas com companhias aéreas e operadores turísticos nesses mercados. 

Nos Estados Unidos, mantém-se uma estratégia dupla de trabalho com consumidor final, através da campanha publicitária “Peru, País de Tesouros Escondidos” e de penetração na cadeia comercial, onde se destaca o trabalho com a rede Virtuoso e associações como USTOA (EUA Tour Opetaror Association). Os Estados Unidos ocupam a segunda posição no ranking de chegadas internacionais, registrando 409.023 turistas, um aumento de 4,2% sobre o mesmo período do ano passado, e concentra 15,8% das chegadas internacionais. 

Equador é o terceiro maior mercado emissor de turistas ao Peru. De janeiro a setembro de 2015 alcançou a cifra de 186.743 turistas (aumento de 15,4% em relação ao período em 2014). As ações para promover o turismo em cidades fronteiriças de Cuenca, Loja e Machala resultaram nesse aumento significativo, motivado pelos benefícios das praias do Norte e sua gastronomia. Além disso, destaca-se o crescimento registrado nos principais mercados europeus, como Espanha (6%), França (9%) e Alemanha (10%). No mercado asiático, a Coreia do Sul registrou crescimento de mais de 40%, o que demonstra o forte interesse pelo Peru, notado já a partir da recente Expo Peru, realizada na Coreia, para promover as exportações e o turismo.

 

FA

Deixe uma resposta