Chegou o final do ano, que venha 2018!

0
Campeonato Brasileiro de Futebol Gay foi uma das ações da IGLTA em 2017

Por Clovis Casemiro

Turismo LGBTQ mundial fecha com chave de ouro um ano tão difícil.

Um ano em que a cultura no Brasil sofreu muito preconceito, como o caso do Queermuseu e depois outras exposições e peças de teatro. E não somente no Brasil: com o Trump, muita coisa ficou mais difícil. Mas que deixou ótimos exemplos de que podemos melhorar, se quisermos, sempre. A confiança e o trabalho em associação tem este lado positivo de juntar esforços e pensamentos.

Sinceramente, estou muito contente como profissional do turismo, pois entendo que a nossa indústria não parou ou estagnou, nem está demonstrando fraqueza, muito pelo contrário, muitos estudos dizem que o turismo irá crescer nos próximos anos e, com isso, vamos todos ser beneficiados. E vamos ter que aprender com estes novos turistas e seus interesses.

Como em qualquer negócio, o turismo LGBTQ precisa ter seus parceiros que entendam e desfrutem das mesmas perspectivas. A comunidade LGBTQ mundial existe de fato, tem um enorme trabalho para manter sua visibilidade e acredito que o turismo pode ser esta plataforma para mostrar suas características. Pois, com o turismo, temos definidos “buyers” e “suppliers”.

E para encerrar o ano com a magia e a alegria que a Disney sempre nos traz, temos novidades: “Destinations Disney” são designados IGLTA Global Partner como Membro Corporativo. E o melhor é que isso não ficará somente na associação como membros – vejam o que diz Sra. Carmen G. Strong, gerente sênior de vendas para “Destinations Disney” e “Walt Disney World Resort”: “A Disney goza de uma longa história de apoio à comunidade LGBT. Nosso novo relacionamento com a IGLTA é gratificante porque reflete nossa paixão compartilhada de igualdade para todos em viagens e turismo”.

Poder fechar o ano com a Disney participando ativamente do Turismo LGBTQ diz muito a respeito de como o negócio é visto. Ver que os membros do Brasil na IGLTA já são a segunda maior comunidade no mundo me dá muito orgulho. Temos uma grande capacidade como receptivo e muito exportativo. Somos principais mercados em vários destinos, e isso leva junto o turista LGBT.

Para os agentes, operadores, hoteleiros, executivos de forma geral, ter contato com os diferentes tipos de clientes, gostos e necessidades fará toda a diferença. O cliente quer ter a atenção no momento e ser tratado por um profissional capacitado. Por isso a IGLTA oferece vários encontros para discutir e ouvir experientes profissionais, aqueles que vivem o dia a dia.

Se você não participou de nenhum evento nosso, programe-se. Saibam de alguns realizados: no Rio de Janeiro, em novembro, aconteceu o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol Gay, que levou oito times de diferentes cidades e que teve um resultado positivo em mídia e hospedagem. Em outubro tivemos uma linda apresentação na “Japan House”, em São Paulo, para mostrar o Japão e alguns países da Ásia como destinos LGBT e levamos o evento para o Rio de Janeiro. Estive em Belo Horizonte para participar do Fórum de Turismo LGBT de Minas Gerais, e o resultado foi a Belotur como membro da IGLTA, para levar esta linda cidade, seu carnaval e parada gay para o mundo. Reuniões com o consulado francês para discutirmos a participação do Brasil no “Gay Games 2018”, em Paris, com o maior número possível de atletas LGBT e a maior concentração até hoje. Afinal esta será a décima edição de um evento com cerca de 6.000 atletas e mais de 20.000 turistas. Outro destino importante com o qual tivemos encontro e, em breve, teremos novidades foi Portugal, que já tem uma história com os turistas LGBT ingleses, holandeses, alemães. E que, além de Lisboa, oferece destinos incríveis para viver a dois ou com grupo de amigos.

Para encerrar, quero deixar o meu MAIOR OBRIGADO por sua companhia e suas sugestões, contem comigo para dúvidas e novidades no turismo LGBT. E sempre consulte o site www.iglta.org para mais informações e atualizações diárias. Felizes festas e um excelente 2018!

Clovis.casemiro@iglta.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here