Circuito Litoral Norte promove 1º Workshop de Crédito Turístico

O encontro digital do Circuito Litoral Norte discutirá o Prioridades na Retomada, Caminhos para o crédito e Apoio ao Empresário Regional

Circuito Litoral Norte

Nesta terça-feira (27), o acontece a primeira edição do workshop Crédito Turístico promovido pelo Circuito Litoral Norte de São Paulo. Em formato online, o evento contará com a participação de representantes de bancos e instituições de crédito, além de representantes do Sebrae e Investe SP.

“O Circuito Litoral Norte segue cumprindo seu plano de retomada do Turismo Regional por meio de ações estratégicas de infraestrutura, desenvolvimento, preparo e apoio à região integrando as secretarias de Turismo, Comturs, Secretaria de Estado e Sebrae neste momento de retomada. O crédito é uma necessidade imediata do setor e fomos buscar apoio para o empresário que precisa sobreviver neste momento. A informação, troca de experiências e apresentação de canais diretos com quem oferta as linhas de crédito com recursos disponíveis ao Turismo devem encaminhar soluções importantes aos nossos parceiros do trade”, pontua Gustavo Monteiro, secretário Executivo do Circuito Litoral Norte.

Com abertura do secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz, a confirmar, o evento deve apresentar os melhores caminhos e as facilitações que foram criadas para acesso ao crédito, mediante momento de pandemia que vem causando grandes dificuldades financeiras ao setor e já representou prejuízo de R$ 65,6 bilhões, segundo levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O encontro digital discutirá temas como Prioridades na Retomada, Caminhos para o crédito e Apoio ao Empresário Regional, além de espaço para sanar as principais dúvidas do trade em relação ao acesso ao crédito.

“O workshop tem fundamental importância, porque um ano após o início da pandemia, as empresas ainda passam por grande dificuldade, necessitando de apoio de crédito para superar esse momento e o que vem pela frente. E nesse sentido, trazemos os bancos parceiros do programa de Crédito Turístico da Setur-SP com as linhas emergenciais para socorrer os empresários com os recursos do Governo do Estado. Vamos apresentar ainda, as novas medidas e critérios que o programa vem seguindo, como flexibilizações de certidões negativas e relação a garantias”, afirma SP, Eduardo Madeira, coordenador do Programa de Crédito Turístico Setur-SP/Investe.

Segundo Madeira, também será abordado durante o evento do Circuito Litoral Norte a possibilidade de stand still das linhas para aqueles que já foram tomadores de crédito em 2020. Ou seja, a prorrogação da carência para quem já tomou empréstimo no ano passado.

“O Desenvolve SP já anunciou 90 dias de prorrogação de carência, e outras instituições como a Caixa e o Pronampe devem anunciar em breve suas prorrogações”, completa o coordenador. Só em 2020, foram liberados R$ 5 bilhões por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) para socorrer o setor de Turismo diante dos impactos da pandemia da Covid-19. E, desse valor, entre as instituições, Desenvolve SP e Caixa liberaram, respectivamente, 410 milhões e 1,2 bi de crédito extraordinário.

Deixe uma resposta