Citroën apresentará Numéro 9 na China

Por: Marcelo Alexandre

Depois dos Citroën DS3, DS4 e DS5, a Citroën apresenta o carro conceito Numéro 9, possível futuro modelo da linha DS que tem silhueta no estilo shooting brake (mistura de perua com cupê). O modelo será apresentado mundialmente no salão de Pequim que acontece no final de abril.

 

Com um comprimento de 4,93 m e uma largura de 1,94 m, ele apresenta uma distância entre eixos de 3 m buscando valorizar o espaço intero, embora sua altura seja de apenas altura 1,27m. O Numéro 9 é uma nova visão top de linha para a Citroën no segmento D.

 

O Numéro 9 introduz a identidade do estilo frontal dos futuros modelos da linha DS, bem como uma assinatura luminosa inédita. Esta nova frente se caracteriza notadamente por uma grade frontal cujo relevo é acentuado por um desenho tridimensional. Uma grade frontal que se funde dentro dos faróis full LED, nas extremidades dos quais se encontram os faróis diurnos (DRL).

 

Com a tecnologia Full-hybrid Plug-in Numéro 9 combina assim um motor térmico, gasolina ou diesel (dependendo dos mercados), com um motor elétrico implantado no eixo traseiro do veículo, que desenvolve uma potência de 70 cv e um torque de 200 Nm. Este motor elétrico é alimentado por baterias lítio-íon, recarregáveis em 3 horas e meia com uma simples tomada elétrica doméstica. O modelo exposto na oportunidade do salão de Pequim adota uma motorização a gasolina 1.6 THP, cuja potência é de 225 cv (165 kW) e o torque de 275 Nm.

 

Graças à hibridação plug-in, o Numéro 9 contribui com o meio ambiente. É o caso da utilização urbana, com o modo ZEV (Zero Emission Vehicule) que permite acessar a um modo totalmente elétrico com uma autonomia de 50 km, ou ainda nas estradas, que exigem acelerações e desacelerações sucessivas, onde a hibridação permite limitar o consumo usando as duas energias. Nas auto-estradas, o motor térmico assume o comando oferecendo real desempenho.

 

O Numéro 9 se beneficia também de uma tecnologia micro-híbrida de última geração capaz de desligar o motor térmico em situações onde seu funcionamento não é necessário.

 

Quanto ao desempenho, em caso de forte solicitação do pedal de acelerador e de demanda imediata de torque, o carro associa o torque do motor térmico ao do motor elétrico e permite ao Numéro 9 atingir 295 cv de potência máxima. Apesar de seus 1500 kg o 0 a 100 km/h é atingido em 5,4 segundos, e os 1.000 m são percorridos em 25,3 segundos. A velocidade máxima é de 244 km/h.

 

A marca promete um consumo, quase que irreal, de 58,8 km/l em ciclo misto e emissões de 39 g/km de CO2.

 

Para oferecer maior segurança, o modelo conta ainda com tração integral, sendo que o motor elétrico aciona as rodas traseiras, enquanto o motor térmico faz girar as rodas dianteiras. Em condições de rodagem particularmente difíceis, por exemplo, em subida em uma estrada com neve, um modo 4×4 forçado pode ser selecionado pelo motorista. As rodas são de 21 polegadas calçadas por pneus 245/35.

 

Outra funcionalidade do modelo é que o espaço interno pode ser pré-preparado para antes de cada utilização do veículo. Ele pode assim, por exemplo, ser aquecido com antecedência, garantindo um bem-estar a todos seus passageiros, assim que entram dentro do veículo.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Curtir isso:

Deixe uma resposta