Citroën DS4 e Tivoli São Paulo Mofarrej

Por: Marcelo Alexandre

Essa é mais uma matéria da série “viagem-teste”, na qual utilizamos o sofisticado Citroën DS4. O nosso objetivo é sempre avaliar o veículo dentro de sua proposta, inclusive tendo como foco o tipo de público alvo que pode comprar esse veículo. Portanto, dessa vez, o DS4 foi avaliado em uma viagem cujo destino final foi São Paulo, e envolveu um hotel tão chique e diferenciado quanto o carro. O hotel escolhido foi o exclusivo de Tivoli São Paulo – Mofarrej.

 

 

Tivoli São Paulo Mofarrej

 

O Tivoli São Paulo – Mofarrej, inaugurado em março de 2009, certamente esta entre os destaques da hotelaria de alto padrão do Brasil. Situado na região da Avenida Paulista, e praticamente ao lado do Parque Trianon, o hotel está também próximo a museus, teatros e conceituados restaurantes. Mais que um hotel de Luxo, o Tivoli Mofarrej, consegue entregar uma experiência única para seus hóspedes, pois une de maneira especial o estilo de um hotel “design”, com luxo e atendimento de primeiríssima linha.

 

TivolliO hotel conta com 220 apartamentos. Fato importante que esses apartamentos estão distribuídos em várias categorias, sendo: 4 Collection Master Suíte, 12 Collection Suítes, 48 Collection Plus, 36 Collection Room, 18 Classic Suítes, 54 Superior Rooms, 45 Classic Rooms e ainda 2 apartamentos para deficientes. Outro detalhe interessante é que o hotel possui a maior suíte presidencial da América Latina, com 750 metros quadrados. Uma dica interessante é tentar reservar um quarto com vista para a avenida 9 de Julho, na parte de tras do hotel.

 

Cristian Bernardi, Diretor Marketing & Vendas do Tivoli para o Brasil comenta que 25% dos hóspedes do hotel são do mercado de lazer. Isso acontece pois, apesar do Tivoli ser um hotel urbano, tem um amplo programa de lazer, principalmente nos finais de semana. E uma fatia expressiva desses hóspedes, vem justamente do interior do estado de São Paulo.

 

Além da localização junto ao parque, o Tivoli oferece nos finais de semana, pacotes culturais. Esse inclui ingressos para espetáculos que pode incluir café da manhã, vaga para o carro e até mesmo uma garrafa de Champagne, com e late check-out. Tudo é feito pelo Concierge, sem qualquer dificuldade para o hóspede. E quem procura o hotel para relaxar, ainda conta com o sofisticado Spa, que mantém o 8 terapistas internacionais, que ficam residentes no hotel.

 

Outra dica muito interessante é o restaurante Arola Vintetres localizado no 23º andar (último andar do hotel). Como uma vista única da cidade de São Paulo, o hóspede pode apreciar o jantar com uma vista panorâmica da cidade. Entre as dicas, está o menu de “tapas gourmet”. Para quem prefere um ambiente mais descolado, a opção é o Narã Bar & Lounge, localizado ao lado da exclusiva piscina de cor “laranja”.

 

 

DS4Citroën DS4

 

O modelo DS4 é um bom exemplo da filosofia Créative Technologie da Citroën. Como terceiro produto da família DS a chegar ao mercado brasileiro, o DS4 tem como inspiração a visão futura da marca, para um “coupé”. Como é sabido, carro na configuração cupê tem apenas duas portas. Afinal, são destinados a clientes que procuram esportividade e geralmente não usam o banco traseiro. E o DS4 vai buscar justamente essa inspiração. Quem já passou dos 30 anos, talvez lembre do esportivo Xsara VTS, um verdadeiro cupê esportivo de duas portas do final dos anos 90. Pois bem, o DS4 seria um “tipo” de sucessor desse modelo, mas com toques futuristas.

 

Entre os vários detalhes que diferenciam o DS4, vale destacar alguns como: o para-brisa panorâmico, sistema de ajuda à baliza com avaliação do espaço disponível, navegação GPS, faróis bixênon autodirecionais, alerta de ponto cego nos retrovisores externos e mais curioso de todos, o fato do carro ter quatro portas e não abrir os vidros da porta traseira!

 

O Citroën DS4 atende o desejo de uma silhueta de cupê. Porém, para dar um pouco mais de conforto, foram incluídas mais duas portas traseiras. Além de um desenho bem diferenciado dessas portas, os vidros são fixos. O motivo disso é simples: manter a proposta original do cupê. Afinal, o DS4 é um carro para o cliente que não pretende fazer uso rotineiro do banco traseiro. E se fizer uso desse banco, não terá o desconforto de ter que ficar levantando o banco da frente, para pessoas entrarem no banco de trás.

 

Mas o DS4 vai além do cupê, pois traz elementos de uma sutil associação com o universo dos Crossovers. E isso pode ser visto na suspensão mais elevada, quando comparado a qualquer outro carro de mesma proporção externa. Assim, o DS4 combina com ousadia códigos que, até então, eram totalmente opostos, do cupê e do crossover.

 

DS4 

 

Estilo

 

Certamente o design do carro é o ponto alto. Aliás, a sigla DS vem justamente de Design Studio, onde as formas são levadas ao seu ponto mais ousado e provocante. Assim, já na frente o Citroën DS4 reforça sua posição distinta. A disposição dos chevrons na grade frontal, o logo DS sobre o capô e a assinatura luminosa de LEDs em volta dos faróis de neblina (visíveis de dia e à noite), proporcionam um caráter exclusivo. Os LEDs acendem automaticamente durante o dia e têm sua intensidade diminuída, com o acionamento dos faróis a noite.

 

Nas portas traseiras, as maçanetas ficam “ocultas”, ou disfarçadas, realçando a esportividade e o perfil cupê. Já as portas dianteiras tem menor dimensão e são mais leves, que num cupê tradicional. Essa vantagem fica mais perceptível nas vagas de estacionamento.

 

Na traseira, destaque para as guias horizontais de luz no interior das lanternas. Estas, sempre iluminadas, trazem um efeito bumerangue muito interessante.

 

 

DS4Interior

 

O interior do Citroën DS4 é igualmente diferenciado assim como o exterior. O posto do motorista tem elevado nível de conforto. Isso graças a sensações táteis únicas, por conta do uso de material com gramatura agradável e flexível ao toque. Destaque para o couro utilizado, de altíssima qualidade. Um detalhe interessante é que os bancos usam forração em couro de duas cores. No modelo avaliado, era preto e vermelho.

 

Outro diferencial é o para-brisa panorâmico que oferece uma visão superior de até 45°. Para isso, basta puxar o parassol para trás. Caso o motorista prefira a visão normal, pode deixar o parassol estendido na frente. O equipamento permite variar a luminosidade no interior de forma suave. E o motorista, como seu passageiro do lado, podem escolher livremente a abertura de forma independente.

 

Outro detalhes de estilo são o jogo de pedais em alumínio, o revestimento de couro estampado com a trama DS nas maçanetas de portas, as iluminações em leds brancos das luzes de leitura, tanto dianteiras como traseiras.

 

O painel de instrumentos do Citroën DS4 possui três mostradores circulares. O visor central abriga o velocímetro analógico com ponteiro periférico e tela de LCD com diversas funções como computador de bordo e indicações de GPS. À esquerda, fica o conta-giros em formato de barra de leds e o indicador de marcha digital. E, à direita, indicador de combustível analógico e odômetro digital. O motorista pode configurar a iluminação dos mostradores por meio de uma paleta de cinco variações de tom entre branco e azul. Pode-se, por exemplo, deixar os contornos analógicos em azul e as informações das telas em branco, ou o contrário.

 

Ainda que tenha a proposta de um cupê, o DS4 oferece boa habitabilidade. O seu porta-malas, por exemplo, conta com um volume de 359 litros. Ainda existem outros espaços bem aproveitados no interior do carro. Um exemplo é o grande porta-luvas iluminado e a gaveta  porta-objetos sob o banco do passageiro da frente.

 

 

DS4Motor e câmbio

 

O DS4 vem equipado com um bom conjunto de motor e câmbio. Aliás, é o mesmo que equipa o Citroen DS5 e o sofisticado Peugeot RCZ. O motor é o THP de 1,6 litro – 16 válvulas. Desenvolvido em parceria entre a PSA Peugeot Citroën e o BMW, esse motor turbo tem como característica o elevado torque, já a partir de baixas rotações.

 

Este motor oferece uma potência máxima de 165 cv (a 6.000 rpm) e um torque máximo de 24,5 kgfm, já a partir de 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante muita agilidade, com retomadas ágeis, principalmente no trânsito.

 

Para garantir conforto e performance, o motor faz par com um câmbio automático de 6 marchas bastante eficiente. Essa combinação permite ao DS4 acelerar de0 a100 km/hem apenas 8,6 segundos e atingir máxima212 km/h. Mas se o cliente quiser desfrutar de uma viagem agradável, pode se surpreender com uma média de até 13,5 km/l de gasolina na estrada, com velocidade constante de 120 km/h e ar-condicionado ligado.

 

 

DS4Suspensão

 

Todo o conjunto de suspensões foi desenvolvido para proporcionar estabilidade, mas sem deixar de lado o conforto, elemento fundamental da marca. Fato interessante, que a suspensão mais elevada, permite ao DS4 superar lombadas e valetas sem muitos problemas. Isso é especialmente útil no Brasil. O sistema de direção, com assistência eletro-hidráulica, também tem acerto próprio para deixar o carro gostoso de manobrar na cidade e firme na estrada.

 

As rodas são de liga leve com18 polegadase denominadas “Brisbane”. Elas possuem um desenho arrojado e dinâmico, diamantadas e pintadas em cor grafite. Os pneus Michelin Pilot Sport 3 também proporcionam alta precisão de condução, com excelente comportamento em piso molhado. As dimensões 225 45/R18 foram escolhidas para aliar um comportamento dinâmico superior a um estilo mais esportivo.

 

 

Equipamentos

 

O Citroën DS4 vem com uma ampla gama de equipamentos, digno de um produto diferenciado. Da fábrica, está equipado com sistema de navegação GPS MyWay com mapa do Brasil e tela colorida de 7 polegadas. Ele inclui mais de 1.300 cidades mapeadas e pontos de interesse, o que inclui restaurantes, estacionamentos, postos de gasolina e concessionárias Citroën. O único senão do sistema é a falta de tela touch-screen, que dificulta a inclusão de dados. O DS4 vem ainda com central multimídia com CD, compatibilidade com MP3, comandos do som no volante; entrada tipo USB e viva voz Bluetooth.

 

Outro diferencial são os assentos dianteiros com massageadores dotados de regulagem lombar elétrica. Disponível nos encostos dos assentos do motorista e do passageiro, basta apertar uma tecla na lateral ativar ciclos de 6 minutos de massagem intercalados com 4 minutos de pausa. Após uma hora, a função é desativada automaticamente;

 

O DS4 também vem equipado com faróis bixênon com lavadores e acendimento automático. Ele também é autodirecional e consegue iluminar o interior das curvas, movendo-se em um ângulo de até 15°, de acordo com o movimento do volante e velocidade do carro.

 

Ds4Um equipamento pouco comum em carro é o monitoramento do ângulo morto. Baseado no mesmo princípio usado pelos sensores de ré, este equipamento funciona graças a quatro sensores de ultrassom (entre 12 e140 km/h) que indicam, por meio de um LED amarelo nos retrovisores, a presença de um veículo na área dos ângulos mortos. Desta forma, monitora uma área que se estende a até 5m para trás do para-choque traseiro e até 3,5m pelos lados do veículo. É especialmente útil em cidades, onde motoqueiros andam entre faixas de rolamento.

 

Para quem sente dificuldade para estacionar, o sistema de ajuda à baliza, avisa ao condutor se a vaga possui tamanho suficiente para estacionar o DS4. Após ativar a função, o motorista deve acionar o pisca do lado do lugar a ser medido e não ultrapassar a velocidade de 20 km/h ao lado do espaço. Em seguida, a tela do computador de bordo informa o resultado: estacionamento “possível”, “difícil” ou “não aconselhado”.

 

Ainda no campo de auxílio a condução, o DS4 inclui a ajuda de partida em aclive/declive (Hill Assist). Ela permite manter o Citroën DS4 imóvel por aproximadamente 2 segundos após ter-se soltado o pedal de freio, em inclinações superiores a 3 graus. O motorista dispõe assim do tempo necessário para que seu pé direito alcance o pedal do acelerador, sem deixar o carro escorregar na rampa.

 

 

Segurança

 

Certamente que o DS4 é um carro seguro. Entre os vários sistemas presentes destaque para o REF (repartidor eletrônico de frenagem), o AFU (ajuda à frenagem de urgência) e o ESP (controle dinâmico de estabilidade). Somam-se ainda 6 airbags de série (motorista, passageiro dianteiro, laterais e cortinas) e o ASR (controle antipatinagem).

 

 

Preço e mercado

 

O Citroën DS4 pode ser encontrado quatro opções de cores para a carroceria: Noir Perla Nera (preto metálico), Gris Shark (cinza metálico), Rouge Babylone (vermelho perolizado) e Blanc Nacré (branco perolizado). O modelo oferece garantia de 3 anos, tem versão única e preço a partir de R$ 99 mil.

Jorge Augusto e Marcelo Alexandre
Jorge Augusto e Marcelo Alexandre
Jorge Augusto e Marcelo Alexandre
Jorge Augusto e Marcelo Alexandre
Jorge Augusto e Marcelo Alexandre
Jorge Augusto e Marcelo Alexandre

Curtir isso:

Deixe uma resposta