A Associação Brasileira de Cruzeiros, Clia Brasil, anunciou hoje que seus membros continuarão com a temporada nacional a partir do dia 5 de março, com saídas programadas até 18 de abril de 2022. A Temporada 2022/2023 continua programada para começar em outubro deste ano.

Serão 19 roteiros em oito destinos dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios. Segundo a associação, todos os alinhamentos e preparativos foram concluídos para a retomada dos itinerários.

A empresa ainda reforça que na última temporada do Brasil, de 2019/2020, houve um impacto de R$ 2,24 bilhões para a economia nacional, gerando cerca de 34 mil empregos para uma cadeia de setores que envolve comércio, alimentação, hospedagem, transportes, serviços turísticos e mais.


Leia também:

+ Costa e MSC estendem suspensão dos cruzeiros até 4 de março

+ Cruzeiros são autorizados a navegarem na próxima semana


Costa Cruzeiros retorna diferente

A primeira armadora associada à Clia Brasil é a Costa Cruzeiros, que já se prepara para a retomada da temporada. Segundo a empresa, as atividades serão reiniciadas com o cruzeiro temático “Dançando a Bordo” no Costa Diadema, apenas no dia 14 de março.

O Diadema fará viagens de três, quatro e sete noites até o dia 18 de abril, quando fará o cruzeiro de travessia Brasil-Itália. O navio ainda sofrerá alterações em seus itinerários, substituindo escalas de Salvador e Ilhéus por visitas às cidades de Itajaí, Rio de Janeiro, Búzios e Ilhabela. A companhia informa que ainda realizará mais 35 dias de operação no litoral brasileiro neste ano.

Já o Costa Fascinosa não fará mais cruzeiros em águas brasileiras neste ano; clientes que estavam programados para embarcar a partir de 7 de março serão realocados a itinerários do Diadema sem custo adicional, considerando embarques em datas próximas ao cruzeiro original, com duração similar e nas mesmas categorias e cabines adquiridas.

Hóspedes que reservaram o cruzeiro de travessia Brasil-Itália no Fascinosa também serão reacomodados para a viagem transatlântica agendada para ocorrer com o Costa Diadema.

  • Costa Diadema
  • Costa Diadema
  • Costa Diadema

Diante as alterações, os embarques do Diadema saindo de Santos no dia 7 e de Salvador nos dias 10, 17, 24 e 31 de março estão cancelados, assim como embarques em Santos, Rio de Janeiro e Itajaí no Fascinosa, previstos entre 7 de março e 14 de abril.

A empresa finaliza reiterando que todos os clientes afetados com a suspensão poderão ser reacomodados sem custo adicional aos novos itinerários ou para a próxima temporada de 2022/2023, que acontecerá entre dezembro e abril.

Aqueles que não tiverem disponibilidade podem, também, solicitar a conversão do valor pago no cruzeiro em vouchers de crédito ou serem reembolsados, com dedução da comissão dos agentes de viagem.

MSC retoma com novos minicruzeiros

Já a MSC Cruzeiros, segunda aliada da Clia Brasil, anunciou que dará continuidade para sua temporada 2021/2022 a partir do dia 5 de março.

O Seaside, que faz sua primeira temporada no Brasil, partirá de Santos para uma viagem de sete noites, enquanto o Preziosa partirá do Rio de Janeiro para um minicruzeiro de três noites, e o Splendida parte no dia 6 de março para um cruzeiro de sete noites.

Além disso, foram abertas vendas para quatro novos minicruzeiros com embarque em Santos, raelizados pelo MSC Preziosa. No dia 11 de março, o navio fará uma viagem de quatro noites por Ilha Grande e Búzios, e nos dias 18, 25 e 31, fará cruzeiros de três noites por Ilha Grande.

Os novos minicruzeiros são parte do Menu de Promoções MSC, que conta com opções de tarifas 2º hóspede com 50% de desconto ou Super Bingo para quem procura o melhor preço.

  • MSC Cruzeiros - Navio Preziosa
  • MSC Cruzeiros - Navio Seaside
  • MSC Cruzeiros - Navio Splendida
  • Área externa do MSC Seaside

Por fim, as MSC Grand Voyages do Brasil à Europa, que serão realizadas pelos três navios, também estão confirmadas; confira detalhes sobre os protocolos de saúde e segurança no site oficial da empresa.