Colômbia lança atividades para isolamento social; Confira

Iniciativas visam promover o entretenimento e manter o interesse do público na cultura e atrativos colombianos

Procolombia

Nesta quarta-feira (22), o Escritório de Promoção Turística da Colômbia (ProColombia) anunciou dez atividades virtuais para o período de quarentena causada pelo Covid-19 (coronavírus). A iniciativa contempla atrativos musicais, culturais, passeios turísticos e gastronomia.

“Estamos confiantes de que trabalhando juntos, podemos ajudar a indústria do turismo a recuperar toda a sua força e retornar rapidamente ao seu curso normal”, afirma Flavia Santoro, presidente da ProColombia.

  1. Tours virtuais

Bogotá: 

O District Tourism Institute (IDT) agrupou uma série de 24 clipes de alguns locais turísticos emblemáticos da capital, usando a ferramenta do Google Trekker e do Google Maps. A trilha de Monserrate, o Parque 93, o Desfiladeiro Las Delicias, o bairro Parkway, o Parque Santander no centro histórico de La Candelaria, a charneca de El Verjón, entre outros, podem ser percorridos virtualmente clicando  aqui . 

Medellín, Valle del Cocora e Cartagena:

A Plaza Botero, o Pueblito Paisa, o Orquídeorama, entre outros pontos turísticos da Cidade da Eterna Primavera, podem ser desfrutados em um ângulo de 360 ​​°, graças às  rotas virtuais  de Medellín  realizadas pela Ciudad Cúbica, empresa dedicada a fazer passeios panorâmicos de alta qualidade. Neste site também existem rotas no centro histórico de  Cartagena  e até o vale do  Cocora . 

Cáli e Vale do Cauca:

Virtual Cities é uma empresa digital que está desenvolvendo projetos para promover vários locais turísticos, paisagens e locais declarados Patrimônio Cultural da Colômbia. Eles já permitiram o tour virtual de  Cali  e o  Valle del Cauca , que inclui monumentos como Hacienda El Paraíso e a Basílica do Senhor dos Milagres em Buga.

Barranquilla:

El Prado , um dos bairros mais emblemáticos da capital do departamento Atlântico, completou um século em março de 2020 e, para comemorar a criação de um dos projetos urbanos mais ambiciosos da América do Sul, foi criada uma  exposição virtual interativa com todos os seus história .

La Guajira:

Neste passeio está incluso, desde o monumento das Borboletas Amarelas de Mauricio Babilonia (Cem Anos de Solidão), passando pelo calçadão repleto de artesanato, pelas extensas praias, até as fazendas dos povos indígenas Wayúu.

2.#MuseosEnCasa

Todos os museus têm suas particularidades e charme. Eles guardam, preservam e exibem suas coleções para a diversão e educação de moradores e estrangeiros. O plano de ir a um museu e passar horas contemplando suas coleções é algo que muitas pessoas gostam de fazer e, em tempos de quarentena, o convite do Ministério da Cultura com a iniciativa #MuseosEnCasa é planejar a visita, no conforto do casa, esses espaços culturais e, assim, conhecer a riqueza e a diversidade do patrimônio cultural colombiano. Alguns dos museus que têm experiências virtuais habilitadas em várias cidades do país são:

  • Museu Nacional da Colômbia , em Bogotá. As coleções do Museu Nacional da Colômbia somam mais de 20 mil peças, é um símbolo da história e do patrimônio nacional.
  • Museu Casa da Quinta de Bolívar . Esta casa pertencia ao Libertador Simón Bolívar, que a possuía por dez anos, mas vivia nela apenas 423 dias em seis salas diferentes. Além da casa do museu, este também é um dos espaços onde os beija-flores podem ser avistados em  Bogotá .
  • Museu da Memória da Colômbia . Embora o museu abra oficialmente suas portas em 2022 em  Bogotá , algumas exposições itinerantes já foram realizadas em coordenação com o Centro Nacional de Memória Histórica. Um deles ,  intitulado  Vozes para transformar a Colômbia , agora está praticamente disponível.
  • Museu Casa de la Memoria,  criado em 2006 como um projeto pedagógico, social e inclusivo, é um dos pontos turísticos mais importantes de  Medellín. Museo La Tertulia , com seus 63 anos de história, é um local emblemático da cidade de  Cali  e uma referência para as artes plásticas do país. 

3. Aprenda sobre a Colômbia

Para os globetrotters que já estão em casa construindo sua Bucket List de locais a visitar quando a pandemia passa, na  Colômbia.Travel , um site que está disponível em inglês, francês, alemão, português e até japonês, eles poderão encontrar informações valiosas sobre cada destino Colombiana, feiras e festivais, pratos típicos, ritmos musicais, entre outras informações práticas. Há também em seu canal oficial do YouTube, uma  lista  de reprodução de 13 vídeos que cobrem maravilhosos destinos colombianos, como Amazônia, Cartagena, Cali, Santa Marta, La Guajira e Los Llanos Orientales, ao ritmo de gêneros musicais indígenas, como champeta, o molho e o vallenato.

4. Salsa e Orquestra

Delirio é o  show de  salsa mais famoso da Colômbia. Normalmente acontece em Cali na última sexta-feira do mês, mas, dadas as circunstâncias, a companhia de dança decidiu fazer upload de um de seus shows realizados nos meses anteriores toda sexta-feira em sua página oficial do  Facebook , às 19h. Eles também se dedicaram a compartilhar em seu site os bastidores de sua nova encenação, um  show  que será intitulado Aurora e que deve estrear em março.

5. Música

Para colocar em prática as etapas da salsa, bem como os dançarinos que acompanharam Shakira e Jennifer López no Super Bowl, a Swing Latino Dance School está programando aulas semanais de salsa na plataforma Zoom e também no Facebook Live. Você pode verificar os horários diretamente aqui

6. Aulas de culinária com chefs colombianos

Se a Colômbia tivesse que se descrever em uma palavra, seria diversidade. O país é cercado por dois oceanos e três cadeias de montanhas e, devido à sua geografia, possui uma variedade de pisos térmicos e uma rica mistura de culturas e etnias. A cozinha colombiana tradicional é cheia dessas nuances típicas do multiculturalismo que habita todos os cantos do território. Alguns dos chefs mais renomados do país, como Leonor Espinosa, se dedicaram, durante esses dias de quarentena, a preparar e compartilhar suas receitas favoritas típicas.

  • Leonor Espinosa, cujo restaurante LEO está entre os 50 melhores da América Latina, mostra em seu Instagram como ela faz seu  ceviche de camarão em  Cartagena.
  • Alex Salgado, chef do restaurante Ocio, ensina em seu Instagram Live como preparar um  sancocho .
  • Yulián Téllez, o cozinheiro llanero, publica receitas para pratos típicos como empanadaslentilha tacu tacu e abóbora recheada com peixe .   
  • David Orozco, criador dos jantares clandestinos de Oculto em Bogotá, dá  aulas ao vivo às terças, quintas e sextas-feiras.  Há de tudo para todos os gostos: peixe frito e arroz de coco, amassadeiras, arepas de milho e até overbarriga pingando.
  • María Cecilia Restrepo, chef de Cartagena, especialista em frituras, fez um Instagram Live explicando como fazer a arepa perfeita de ovo .

7. Música filarmônica

Para acompanhar os dias de isolamento, as Orquestras Filarmônicas de Bogotá e Medellín continuam a se conectar com seu público através de canais digitais e a promover suas ofertas musicais, transmitindo uma mensagem de unidade, esperança e orgulho colombiano. A Orquestra Filarmônica de Bogotá já recebeu  vários novos conjuntos em sua página oficial do  Soundcloud .

Por seu lado, a Orquestra Filarmônica de Medellín se prepara para esta quinta-feira, 16 de abril, um concerto virtual para o aniversário de seus 37 anos e, além disso, compartilha frequentemente  clipes em seu  Facebook e Instagram de performances melódicas de vários músicos e instrumentos.

8. Teatro Digital

Toda quinta-feira, às oito horas da noite, o prefeito do Teatro, Julio Mario Santo Domingo, oferece em seu site e em seu Facebook shows gratuitos de teatro, dança e concertos de todo o mundo. Entre a seleção de peças de artes cênicas a serem exibidas estão musicais como El Barbero de Sevilla, concertos da Beethoven Symphony, Monsieur Periné Filarmónico e até uma gala do Festival Mariachi. A programação pode ser encontrada aqui .

9. Descubra uma nova espécie de pássaro todos os dias 

A Colômbia é o segundo país mais biodiverso do mundo – e o número um em aves, pois temos mais de 1.950 espécies registradas. Com isso em mente, em 2016, dois fotógrafos e anunciantes criaram o  Birds Colombia , um projeto que visa educar sobre a importância dos pássaros e ajudar a proteger seus territórios, usando a fotografia como ferramenta de conservação. Com a ajuda de uma rede colaborativa de 80 fotógrafos, a Birds Colombia carrega imagens e assobios de um pássaro diferente, todos os dias do ano, sob o lema # UnAvePorDía. Em 15 de abril de 2020, eles já tinham 1.119 espécies de aves colombianas na plataforma e estimam terminar o registro em julho de 2022.

10. As maravilhas da Colômbia na tela ‘grande’

A vasta biodiversidade das terras colombianas também foi retratada nas telonas em filmes como  Wild Magic ; séries de televisão como  Andes Mágicos , da Netflix; Colombia BIO, uma série de documentários em que um grupo de pesquisadores investiga territórios inóspitos com a missão de documentar a fauna e a flora do país e em The Birders , um documentário que trata da diversidade e observação de aves colombianas.


Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui