Como aumentar reservas por meio de tecnologia

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Software transforma ligações em dados valiodos

Por Ricardo Pomeranz*

Todos os dias, ouvimos falar de uma nova ferramenta ou serviço que vai impactar os negócios. São tantas soluções que fica difícil saber qual faz sentido e qual é apenas modismo. Existe uma, em especial, que possui uma combinação quase mágica: É revolucionária para profissionais de marketing e vendas, fácil de ser implantada e com custos acessíveis para empresas de qualquer porte. É conhecida como CallTracking, ou em português, Sistema de Monitoramento de Chamadas, software que registra, digitaliza e analisa ligações telefônicas.

Se você já trabalhou com campanhas publicitárias para gerar ligações telefônicas, provavelmente se deparou com a dificuldade de medir conversões e vendas. Outro problema comum é a criação de estratégias de marketing baseadas em dados incompletos ou “chutes” do que possivelmente funcionaria. E já que o investimento de marketing deveria contribuir de maneira positiva para o ROI da empresa, surge um impasse: Como criar campanhas que vendem sem ter as informações certas para fazer isso?

Com o sistema de Call Tracking é possível otimizar as ações, pois os dados coletados permitem identificar anúncios que geram mais conversões e/ou vendas. Usando métricas qualitativas e quantitativas dos relatórios gerados pelo software, o profissional pode mensurar com precisão os resultados, melhorar as próximas ações e decidir com segurança as campanhas que devem continuar rodando e as que devem ser canceladas.

É possível também otimizar o desempenho das equipes de vendas e atendimento, descobrindo pontos limitantes, mapeando a frequência e o horários ideais para as ligações, e recuperando vendas perdidas pelo conhecimento individualizado dos problemas de cada cliente.  Apesar de a solução desempenhar um trabalho complexo que, muitas vezes, pode suportar chamadas de diferentes regiões do País e em grandes volumes, sua implantação é bastante simples.

A tecnologia “em nuvem” não exige investimento em infraestrutura, nem pessoal especializado e os recursos podem ser escalonados conforme o interesse. No início, pode-se optar por um plano simples, que atenda às necessidades mais urgentes e que caiba no orçamento. Conforme a necessidade aumente e gere os retornos esperados, amplia-se para uma solução mais abrangente.

Tenho tido a oportunidade de aplicar o Call Tracking nas soluções de marketing e comunicação para uma gama extensa de clientes de vários setores. E venho observando a diferença que ela traz. No segmento de viagens não é diferente. Ter a visibilidade da experiência do viajante no momento da reserva e da qualidade de atendimento dos representantes de venda faz toda a diferença na hora de converter um novo cliente. É uma poderosa solução que ajuda as empresas a se diferenciar em um setor altamente competitivo.

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* Ricardo Pomeranz é diretor de estratégia da Inroots, especialista e consultor em transformação digital. ricardo@inroots.com.br

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