Como aumentar reservas por meio de tecnologia

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Software transforma ligações em dados valiodos

Todos os dias, ouvimos falar de uma nova ferramenta ou serviço que vai impactar os negócios. São tantas soluções que fica difícil saber qual faz sentido e qual é apenas modismo. Existe uma, em especial, que possui uma combinação quase mágica: É revolucionária para profissionais de marketing e vendas, fácil de ser implantada e com custos acessíveis para empresas de qualquer porte. É conhecida como CallTracking, ou em português, Sistema de Monitoramento de Chamadas, software que registra, digitaliza e analisa ligações telefônicas.

Se você já trabalhou com campanhas publicitárias para gerar ligações telefônicas, provavelmente se deparou com a dificuldade de medir conversões e vendas. Outro problema comum é a criação de estratégias de marketing baseadas em dados incompletos ou “chutes” do que possivelmente funcionaria. E já que o investimento de marketing deveria contribuir de maneira positiva para o ROI da empresa, surge um impasse: Como criar campanhas que vendem sem ter as informações certas para fazer isso?

Com o sistema de Call Tracking é possível otimizar as ações, pois os dados coletados permitem identificar anúncios que geram mais conversões e/ou vendas. Usando métricas qualitativas e quantitativas dos relatórios gerados pelo software, o profissional pode mensurar com precisão os resultados, melhorar as próximas ações e decidir com segurança as campanhas que devem continuar rodando e as que devem ser canceladas.

É possível também otimizar o desempenho das equipes de vendas e atendimento, descobrindo pontos limitantes, mapeando a frequência e o horários ideais para as ligações, e recuperando vendas perdidas pelo conhecimento individualizado dos problemas de cada cliente.  Apesar de a solução desempenhar um trabalho complexo que, muitas vezes, pode suportar chamadas de diferentes regiões do País e em grandes volumes, sua implantação é bastante simples.

A tecnologia “em nuvem” não exige investimento em infraestrutura, nem pessoal especializado e os recursos podem ser escalonados conforme o interesse. No início, pode-se optar por um plano simples, que atenda às necessidades mais urgentes e que caiba no orçamento. Conforme a necessidade aumente e gere os retornos esperados, amplia-se para uma solução mais abrangente.

Tenho tido a oportunidade de aplicar o Call Tracking nas soluções de marketing e comunicação para uma gama extensa de clientes de vários setores. E venho observando a diferença que ela traz. No segmento de viagens não é diferente. Ter a visibilidade da experiência do viajante no momento da reserva e da qualidade de atendimento dos representantes de venda faz toda a diferença na hora de converter um novo cliente. É uma poderosa solução que ajuda as empresas a se diferenciar em um setor altamente competitivo.

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