Complexo Turístico de Itaipu retoma passeios gradualmente

A visita Itaipu Panorâmica será a primeira a voltar a funcionar, seguido do Refúgio Biológico e do Ecomuseu. O Itaipu Especial ainda não tem data de retorno

Turismo de Itaipu

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) está se preparando para a retomada assegurando todas as condições sanitárias adequadas no enfretamento à covid-19. Os passeios voltarão a funcionar de forma gradual, começando com a Itaipu Panorâmica. Segundo Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu, esta é a resposta ao setor que se ressente na crise.

Eduardo Garrido, diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, afirma que todos os cuidados estão sendo adotado para receber o turista da melhor forma. “Faremos isso com a segurança sanitária e a qualidade que se espera de um passeio”, reforça.

A visita Itaipu Panorâmica será feita de hora em hora, até às 16h. Os ônibus terão capacidade reduzida pela metade, visando garantir o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Em caso de esgotamento dos ingressos, serão organizadas saídas extras.

O segundo passeio a ser retomada é o Refúgio Biológico, que acontecerá a partir do próximo dia 17 de junho, das 9h30 às 17h30, com disponibilidade de dez vagas por horário. O Ecomuseu volta no dia 24 de junho, das 10h às 17h, com a Ciência na Esfera suspensa temporariamente. A Itaipu Iluminada tem previsão de retorno só em 1º de julho, às 19h30 nas sextas e sábados. O Itaipu Especial, circuito interno na usina, ainda não tem previsão de retorno.

Treinamento

A equipe do CTI está realizando uma capacitação, com o objetivo de assegurar o cumprimento de todas as medidas de segurança Está sendo instalada uma barreira signatária onde todos os colaboradores e visitantes devem passar antes de entrar no complexo, com aferição de temperatura, tapete sanitizante e álcool em gel. Os visitantes ainda deverão preencher um formulário para que possa ser feito o rastreio em caso de necessidade.

Os colaboradores foram escalonados para evitar aglomerações e o uso de máscaras e protetores faciais será obrigatório. O vídeo de apresentação da Itaipu também teve seu local alterado para um local aberto para aumentar a segurança. Em todos os espaços, os visitantes terão álcool em gel à disposição para higienização. A revista dos visitantes também foi alterada. Foi instalada uma máquina de raio-x e portais detectores de metais para verificação dos pertences.

A compra dos ingressos podem ser realizadas por meio do agendamento online pelo site do Turismo Itaipu e nos novos totens de autoatendimento.

Comemoração e doação

No próximo dia 10 de junho, no aniversário de Foz do Iguaçu, o artista Gabriel Smaniotto fará show marcando a retomada do Turismo da cidade em uma live solidária. No dia seguinte, a partir das 9h, a operação turística na hidrelétrica será iniciada, respeitando protocolos estabelecidos por decreto municipal.

Além disso, a Itaipu anunciou a doação de R$ 50 mil para os trabalhadores do setor, um dos mais atingidos pela pandemia de covid-19. O dinheiro será repassado para uma entidade representativa do turismo local. Novas doações serão incentivadas durante a live do dia 10. O show virtual é uma iniciativa do Programa Acelera Foz, que reúne oito instituições e mobiliza esforços para o crescimento da economia local.

O Programa Acelera Foz reúne:

  • Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI)
  • Prefeitura de Foz
  • Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz)
  • Sebrae
  • Programa Oeste em Desenvolvimento
  • Associação Comercial 
  • Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi)
  • Conselho Municipal de Turismo (Comtur)

“Vai depender do comprometimento e esforço de cada um de nós.  Temos todas as condições de acertar o passo e seguir em frente”, declarou Silva e Luna.

Foz do Iguaçu vem fazendo uma série de ações para combater à pandemia. Ao todo, os investimentos passam de R$ 22 milhões e incluem reestruturação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, repasse de insumos e equipamentos, além da compra de 6 mil teste PCR para diagnóstico.  Todas as medidas estão sendo adotadas em consonância com o governo federal.


Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui