Compra da Unidas pela Localiza avança após aprovação do Cade

o share de mercado conjunta da Unidas e da Localiza será superior a 50% do setor em alguns municípios e aeroportos do país

carro volante direção
Foto: Divulgação

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu aval à compra da Unidas) pela Localiza, nesta quarta-feira (15). A autorização, contudo, foi condicionada à adoção de “remédios” que têm o propósito de reduzir riscos ao ambiente competitivo, como o compromisso de venda de 70 mil veículos para diminuir a concentração.

De acordo com o Cade, a compra da Unidas pela Localiza resulta em significativas alterações na estrutura do mercado de locação de veículos, já que o share de mercado conjunta das empresas será superior a 50% do setor em alguns municípios e aeroportos do país.

Segundo o Tribunal, os mercados afetados pela operação são os de venda de veículos usados no atacado e no varejo, Gestão e Terceirização de Frotas (GTF) e locação de veículos (Rent a Car – RAC). Com relação aos dois primeiros setores, não foram identificados problemas do ponto de vista concorrencial.


Leia também


“Nos moldes em que a operação foi apresentada, nem as condições de entrada, tampouco a rivalidade atualmente existente no mercado, permitem afastar a probabilidade de que as requerentes exerçam poder de mercado em RAC nacional”, avaliou Lenisa Prado, relatora do caso no Cade.

No que diz respeito às condições estruturais, o acordo firmado entre o Cade e a Unidas e a Localiza determina a alienação de ativos no segmento de RAC, entre eles rede de agências, lojas, sistemas e parcela da frota operacional pertencente à Unidas.

A Localiza também está obrigada a vender a marca Unidas, que poderá ser utilizada pelo comprador ou por um dos compradores alternativos nos setores de RAC, GTF, venda de veículos usados ou quaisquer outras atividades. No entendimento do Tribunal, essas medidas são capazes de reduzir o nível de concentração em alguns dos municípios afetados pela operação, conferindo ao comprador maior capacidade para rivalizar com a Localiza.

Deixe uma resposta