Por: Felipe Lima e Kamilla Alves

A abertura de uma rota internacional reflete não somente na conexão turística entre dois destinos, como também na relação comercial e política entre os dois países. Esse potencial de mercado foi visto pela Latam, que recentemente inaugurou a rota Guarulhos-Joanesburgo – considerada pela companhia aérea como uma das grandes conquistas deste ano. “É uma operação que torna a Latam a única aérea brasileira a oferecer voos diretos do Brasil para o continente africano, e reforça a sua posição de companhia que mais conecta o Brasil ao mundo”, pontuou Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

O voo é operado pelo Boeing 787-900, que tem capacidade para 300 passageiros e dispõe de cabines que se enquadram de acordo com a necessidade do passageiro, sendo 213 lugares na Economy, 57 na Premium Economy e 30 na Premium Business. Com frequência de três voos semanais, sempre às segundas-feiras, quartas-feiras e sábados, a previsão é que cerca de 75 mil passageiros sejam transportados entre os dois países neste primeiro ano de operação. 

Até então, os viajantes brasileiros que desejassem acessar o continente africano precisavam voar até a Europa ou Oriente Médio e, de lá, se conectar para o destino, resultando em uma viagem de mais de 20 horas de duração. A Latam encurtou esse trajeto com um voo direto de apenas oito horas.

Ainda de acordo com Aline, esta é uma rota que tem enorme potencial de mercado. “Principalmente se considerarmos os acordos de interline que temos com empresas parceiras na África do Sul, permitindo que o nosso cliente voe de Guarulhos já com a possibilidade de se conectar em Joanesburgo para 47 outros destinos africanos de enorme atratividade”, explicou Aline, que citou Angola, Moçambique, Quênia, Botswana, Zâmbia, Namíbia, Zimbábue, Tanzânia, Congo, Madagascar, Lesoto, Camarões, Nigéria, Senegal, Gabão, Malawi e Costa do Marfim como possíveis conexões. Através do interline mantido com outras companhias aéreas o inverso também ocorre e a Latam consegue absorver parte da demanda de passageiros dos mesmos 47 destinos africanos que desejam embarcar para o Brasil.

Aline acredita ser cedo para analisar a resposta do mercado, mas afirmou que a companhia já trabalha com boas expectativas. “A África do Sul é um destino com alto valor turístico e corporativo, e ser a única companhia aérea brasileira a operar voos diretos para o país nos coloca em uma posição privilegiada para atender à demanda de ambas localidades. Com o maior conhecimento por parte dos passageiros dos dois países, a tendência é que a rota amadureça com uma procura cada vez maior”, explicou a diretora.

Além dessas apostas, a Ita Airways também está ampliando seu alcance e inicia, neste mês, sua operação que liga o Rio de Janeiro à Roma, na Itália. Com frequência diária, o Airbus 330-900 da Ita Airways partirá às 15h45 do RIOgaleão e chegará às 6h45 a Roma. No sentido contrário, Roma-Rio, o embarque acontecerá 21h50, com chegada prevista para 6h05. A aeronave conta com um total de 291 assentos distribuídos em 30 Business Class, 24 Premium e 237 Econômica (sendo 36 Economy Confort).

Murilo Cassino, gerente comercial da Ita Airways, compartilhou sua empolgação com a resposta positiva do mercado à nova rota. Ele ressaltou a importância estratégica do Rio de Janeiro como destino e revelou que a cidade sempre esteve nos planos da empresa desde o início de suas operações.

“Desde o planejamento da empresa, o Rio de Janeiro estava em nosso radar,” afirmou Cassino. “Não era apenas um destino desejado, mas uma parte essencial de nossa estratégia.” Ele explica que a expansão cuidadosamente planejada da empresa para o Rio de Janeiro foi um reconhecimento do potencial dessa rota.

Cassino também destacou a excepcional colaboração entre diversos setores da indústria do Turismo, incluindo operadoras e agências, que se uniram para receber calorosamente o novo voo. Ele observou que a cidade do Rio de Janeiro está ansiosa pela chegada do serviço, criando uma energia única que ele não havia visto em outros lugares do mundo.

“O Rio de Janeiro está saudando a chegada da Ita Airways em um momento muito especial,” enfatiza Cassino, mencionando o entusiasmo da cidade. Ele também destaca que as passagens para o voo já estavam à venda desde o início do ano e que havia uma ocupação considerável em ambas as direções da rota.

Essa resposta positiva ao novo voo reforçou a visão da Ita Airways de que este era o plano certo no momento certo. Cassino também elogia a cooperação entre o Aeroporto Internacional do Galeão, a Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e todo o ecossistema estadual de Turismo.

“O Rio de Janeiro é tão especial que essa colaboração aconteceu de forma natural,” disse Cassino, comparando a situação a duas pessoas que seguem na mesma direção e decidem caminhar juntas. Ele enfatiza que a Ita Airways oferecerá diversas opções de conexão a partir de Roma, com 26 destinos na Itália, 12 internacionais na Europa e 11 transatlânticos.

Quanto aos próximos passos, Cassino ressaltou a importância contínua de promover a rota e a companhia aérea, que é relativamente nova no mercado brasileiro. “A Ita Airways está comprometida em realizar eventos e parcerias para ampliar o conhecimento sobre a empresa e garantir o sucesso do voo entre o Rio de Janeiro e Roma”, finaliza.