Confraria do Turismo do Paraná mostra trade unido e mobilizado

O trade turístico do Paraná está unido e buscando mobilização. Foi esse o grande recado da primeira reunião da Confraria do Turismo do Paraná, que aconteceu ontem, 24, no Hotel Mabu, em Curitiba. A proposta da reunião partiu da ABAV-PR, mas foi rapidamente incorporada pelas principais entidades do Turismo do Estado: SEHA, ABIH-PR, Abrasel Paraná, Sindetur-PR, CC&VB, estando aberta a outras que desejarem participar. Trata-se de um encontro dos profissionais do Turismo, visando a conversa franca, o contato permanente e o consequente bom relacionamento comercial.

A primeira reunião da Confraria reuniu um bom volume de profissionais que fazem o trade turístico, entre agentes de viagens, hoteleiros, guias de turismo, jornalistas especializados, representantes do poder público, de entidades de fomento, sindicatos, entidades de classe, organizadores de evento e muitos outros, totalizando cerca de 50 pessoas no primeiro encontro. “Fizemos a sensibilização de que o trade precisa deste espaço. Costumo dizer que o Turismo se faz de relacionamentos fortes e só conseguimos isso se proporcionarmos esse contato frequente e interessado, que a Confaria proporciona”, disse Pedro Kempe, presidente da ABAV-PR, que foi a entidade responsável por organizar o primeiro encontro.

Na abertura do evento, o presidente do SEHA, João Jacob Mehl, disse que sua expectativa é de vida longa ao evento. “Esperamos que nós tenhamos essa assiduidade de hoje, em todos os encontros. Vamos sempre trocar figurinhas”, disse, referindo-se à necessidade do networking.

Durante a abertura, também foram homenageados os jornalistas Júlio Cézar Rodrigues, do Panorama do Turismo, e Antônio Claret de Rezende, da Diplomacia & Turismo, como patronos do evento. Pedro Kempe justificou as homenagens mencionando que, durante muitos anos, Júlio Cézar realizou um encontro periódico do trade turístico denominado Confraria Panorama, que está deixando de existir. E Claret foi homenageado pelo potencial de articulação do trade, que mantém com sua newsletter, e pela atuação frente à Abrajet Paraná.

Após as homenagens, os presentes ainda puderam se inspirar com as palavras de Douglas Meneses, diretor de vendas e marketing do Hotel Mabu, que falou brevemente sobre “Liderança no Trade com Motivação. Douglas fez sua plateia refletir sobre a diferença entre chefia e liderança, convidando a todos a se tornarem cada vez mais inspiradores e motivadores de suas equipes e pessoas com quem se relacionam.

As reuniões da Confraria do Turismo do Paraná acontecem na penúltima quarta-feira de cada mês. A próxima, será realizada no dia 21 de junho, com organização do SEHA, tendo João Jacob Mehl à frente do evento. “Os eventos são abertos, por adesão e conciliam profissionalismo com festividade”, disse Kempe.

 

Deixe uma resposta