Congresso da Abrajet define Salvador (BA) como próximo destino

Por Gorgônio Loureiro

Contando na abertura com as presenças do Ministro Marx Beltrão, Governador Jackson Barreto e autoridades do turismo sergipano, o 34o  Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) teve como tema Central a Sustentabilidade no Turismo. Realizado em Aracaju (SE) na semana passada (de 15 a 18 de agosto), o evento contou com a presença de aproximadamente 100 jornalistas do Brasil especializados em turismo, além de uma delegação de profissionais do Uruguai.

O grande debate ocorrido na reunião do Conselho e na plenária foi a necessidade de fechar as feridas abertas na edição do ano passado, em Santos (SP), para buscar a aglutinação das diversas correntes da entidade em prol da união, renovação de ideias, projetos que transformem e atualizem a entidade que, em 2017, completa 60 anos. As principais definições do Congresso foram a programação das comemorações do 60 anos para novembro no Rio de Janeiro (RJ), a realização do Congresso Internacional em Punta del Leste no Uruguai e o 35o Congresso Nacional da Abrajet que acontecerá em Salvador (BA), em agosto de 2018.

Foi uma vitória da delegação baiana que iria enfrentar as candidaturas de Teresópolis (RJ) e Rio Grande do Sul junto com Santa Catarina. Mas as duas retiraram as candidaturas, sendo Salvador aclamada com 98% dos votos da assembleia. A candidatura da capital baiana que não sediava este evento desde 2000, teve os apoios do Salvador Destination, Salvador e Litoral Norte Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions Bureaux da Bahia, Conselho Baiano de Turismo, ABIH/Ba e Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.

 35o Congresso

Marcado para agosto de 2018, no Sheraton Bahia Hotel, a programação do  35o Congresso promete ser bastante concorrida, incluindo a eleição da diretoria nacional para o período de 2019/2021. Além disso, será uma criada uma comissão para montar uma agenda de trabalho voltada para as novas práticas da Associação.

A parte social e turística do evento, foi executada pela Abrajet/SE junto com a Secretaria de Turismo do Estado, que teve a oportunidade de apresentar aos visitantes, diversos destinos e suas atrações turísticas, destacando São João de Estância, monumentos, manifestações culturais de São Cristóvão, Laranjeiras e as belezas naturais dos cânions do São Francisco em Xingó, tudo isso acompanhado da diversificada gastronomia e a atenção do bem receber sergipano.

Deixe uma resposta