Costa Toscana passa por cerimônia de flutuação nesta sexta-feira (15)

O Costa Toscana é movido a gás natural liquefeito (GNL) e está previsto para entrar em atividade em dezembro de 2021, passando pelo Brasil

costa toscana
Foto: reprodução/Costa Cruzeiros

Nesta sexta-feira (15), a Costa Cruzeiros realizou a cerimônia de flutuação do navio Toscana, no estaleiro Meyer, em Turku, na Finlândia. A embarcação que é movida a gás natural liquefeito (GNL) está prevista para entrar em atividade em dezembro de 2021.

“Apesar do cenário atual e desafiador, o Grupo Costa confirma seu investimento na expansão de frotas. Estamos confiantes na recuperação de nossa indústria e felizes com a chegada de novos navios como o Costa Toscana, que incorpora os atributos que queremos focar no futuro. Em primeiro lugar, é um navio excelente e inovador, atrativo para novos hóspedes, o que é fundamental, especialmente no momento em que as pessoas poderão viajar livremente de novo e estarão com muita vontade de tirar férias. Olhando além da pandemia, o segundo ponto que estamos focando é em completar a transformação de nossa frota e operações em um modelo sustentável. Somado à tecnologia de GNL, estamos desenvolvendo outras soluções inovadoras como sistemas de shore power, para geração de energia em porto, e o uso de baterias, enquanto continuamos trabalhando para alcançar o objetivo de zero emissões com o passar do tempo”, pontua Mario Zanetti, CCO da Costa Cruzeiros e presidente do Grupo Costa Ásia.

O Grupo Costa, formado pelas marcas Costa Cruzeiros, AIDA Cruises e Costa Ásia, investiu na construção de cinco embarcações com a tecnologia GNL, dos quais dois já entraram em serviço. Os navios fazem parte de um plano de expansão que inclui sete lançamentos com entrega marcada para até 2023. O investimento total ultrapassa seis bilhões de euros.

“A flutuação é sempre um acontecimento especial para nós que construímos navios, já que é o momento em que o navio é finalmente colocado em seu ambiente natural, o mar. É também o começo da última etapa da construção da embarcação, em que todas as nuances de cores, ambientes e atributos começam a ganhar sua forma final. Nos meses seguintes o navio será finalizado no pier e então testado e comissionado no outono para a entrega”, relata Tim Meyer, CEO do estaleiro Meyer Turku.

O Costa Toscana foi desenvolvido para ser uma “cidade inteligente itinerante” onde os conceitos de soluções sustentáveis e economia circular são aplicados para reduzir o impacto ambiental. Por meio do uso do GNL, será possível eliminar virtualmente as emissões de dióxido de enxofre (zero emissão) e partículas de materiais na atmosfera (redução de 95-100%), enquanto se reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogênio (redução direta de 85%) e gás carbônico (até 20% menor).

A bordo, plantas dessalinizadoras irão processar a água do mar diretamente para prover a demanda de fornecimento de água; o consumo de energia será reduzido ao máximo por meio de um sistema inteligente de eficiência energética. Além disso, 100% da coleta seletiva e reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio serão realizadas a bordo como parte de uma abordagem integrada que visa apoiar projetos de economia circular.

O novo flagship é uma homenagem à região da Toscana, resultado de um projeto criativo com curadoria de Adam D. Tihany, designer de hospitalidade. Todas as mobílias, iluminação, tecidos e acessórios foram fabricados na Itália e visam ressaltar a cultura da região que nomeia o navio.

O Costa Toscana possui o Spa solemio, áreas dedicadas ao entretenimento; bares temáticos; 16 restaurantes e áreas de “experiências gastronômicas”; quatro piscinas, uma delas interna e de água salgada e clube de praia e mais de 2.600 cabines.

Costa Toscana no Brasil

O navio fará sua estreia no Brasil na temporada 2021-22. O cruzeiro inaugural de Réveillon partirá de Santos em 26 de dezembro de 2021, com roteiro de uma semana que passará por Salvador e Ilhéus, retornando a Santos em 2 de janeiro de 2022.

De 2 de janeiro a 10 de abril de 2022, o Costa Toscana oferecerá mais 15 cruzeiros com o mesmo roteiro, com embarque em Santos e Salvador. Os 15 cruzeiros incluem ainda as saídas de Carnaval e Páscoa, que será o último roteiro do navio antes de sua volta, na travessia Brasil-Itália, com saída de Santos em 17 de abril de 2022.

Deixe uma resposta