Mais de 70 agências de viagens participaram do 9º Encontro Nacional das Agências do Costão (Enac), no Costão do Santinho Resort. O evento, que teve sua última edição realizada em 2019, com uma pausa por dois anos por conta da pandemia da covid-19, premiou as agências que se destacaram nas vendas de pacotes para o resort. A edição de 2022 reuniu profissionais principalmente das regiões sul e sudeste, que são responsáveis por boa parte das vendas do resort, principalmente na baixa temporada.

O Costão do Santinho promove tradicionalmente este evento, que teve início em 2007, como forma de relacionamento e homenagem aos seus principais parceiros na comercialização do produto, especialmente na área de grupos. Mas este não era o objetivo inicial: o evento foi criado para ser um incentivador da comercialização individual de vendas para o Costão do Santinho, mas foi justamente no segmento de grupos que ganhou destaque e alcançou venda expressiva de pacotes e aumento da receita, tornando-se um segmento comercial importante do resort.

Programação do Enac

O início da programação do evento aconteceu na noite de domingo (20) com um jantar de boas-vindas para os profissionais no restaurante do hotel internacional, Nossa Senhora da Vitória, com show ao vivo e pratos da alta gastronomia.

Na segunda-feira (21), o início das atividades começou às 9h com a palestra de Rubens Régis, diretor Comercial do resort. Em seguida, Eduardo Sanovicz – presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) – falou sobre a previsão para o ano de 2022 e os impactos da pandemia e da guerra na Europa para o setor aéreo.

Mesmo com o cenário atual não favorável, Sanovicz encorajou os agentes de viagens presentes no evento. “Nessa retomada, grande parte do público viajante é aquele que busca lazer depois de dois anos de distanciamento social”, concluiu o presidente da Abear.

Betânia Buriol, coordenadora de Vendas do Costão do Santinho Resort, apresentou na sequência os pacotes anuais. Serão 18 até o final do ano, contando com os tradicionais para a Páscoa, Dia das Mães, Festival Matsuri (que prestigia a cultura japonesa), Arraial, Baila Costão e pacotes de final de ano.

“Temos pacotes para todos os gostos durante o ano de 2022. Para quem gosta de dançar, para prestigiar as culturas japonesa, italiana e gaúcha, pacote romântico ou para quem quer apenas sossegar e curtir um resort all inclusive com cinco restaurantes, piscinas, atividades para as crianças e vista incrível para a praia do Santinho”, acrescenta Betânia.

Finalizando a manhã de palestras, Leonardo Freitas, copresidente do Costão do Santinho Resort apresentou os investimentos para 2022. Serão mais de 70 quartos reformados até novembro para a próxima temporada de verão, além dos 240 já entregues, novos espaços com ofurôs, a piscina do hotel internacional aquecida e uma nova piscina e um parque para as crianças.

Festa de premiação

Uma noite festiva e de muita comemoração com o tema da Broadway marcou o encerramento do 9o Enac para a entrega dos prêmios referentes aos anos de 2019, 2020 e 2021. Os premiados foram selecionados por cumprimento de metas de cada estado.

Rubens Régis anunciou os vencedores de todos os anos. Em seguida foi servido o jantar ao som de um quinteto de Jazz e a noite terminou com a apresentação dos dançarinos do resort com o show especial da Broadway.

Lista das cinco maiores produções de agências do 9º Enac (2019 -2021)

1º MAP Turismo – Paraná

2º VMM Tur – Paraná

3º Cris Viagens – Santa Catarina

4º Inova Viagens – Santa Catarina

5º Via Mondo – Paraná