Decreto cria Conselho de Administração do Fundo de Fomento à Indústria do Turismo do Distrito Federal

Por: Camila Oliveira

 

Hoje, dia 3, foi dado o primeiro passo para os procedimentos para a operacionalização do Fundo de Fomento à Indústria do Turismo do Distrito Federal (Fitur-DF), criado em 2007: o decreto nº 33.600/2012 foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dispondo sobre a composição do Conselho de Administração do Fundo.

 

O Fitur é destinado a prover recursos às atividades de promoção do turismo no Distrito federal e foi pautado pela gestão atual como prioridade no planejamento estratégico para o desenvolvimento da atividade turística na região. “Com ele nós ampliamos a possibilidade de recursos e incentivos a projetos que fomentem o desenvolvimento do turismo no DF, fazendo com que a atividade turística ganhe força”, explica a subsecretária de políticas de Turismo da Setur-DF, Ariadne Bittencourt.

 

Segundo a subsecretária, o próximo passo para que o fundo possa começar a funcionar definitivamente é a criação de um regimento. Ariadne explica que esse regimento já está em fase de elaboração e será levado ao Conselho do Desenvolvimento do Turismo do DF (Condetur-DF) para que seja validado por todos aqueles que são diretamente envolvidos na atividade turística da região. “Queremos que a partir de 2013 o fundo já esteja em pleno funcionamento”, disse.

 

O recurso do fundo poderá ser utilizado em projetos apresentados por entidades do setor que visem a preservação das condições de uso e criação de espaços turísticos; promoção e divulgação do turismo; criação e enriquecimento do acervo turístico do Distrito Federal; manutenção de instalações e equipamentos destinados ao turismo; preservação do patrimônio turístico entre outros.

 

De acordo com o decreto nº 33.600/2012 o Conselho de Administração do Fitur-DF será integrado pelos seguintes membros: secretário de Estado de Turismo do Distrito Federal, que exercerá a função de presidente do Conselho; subsecretário de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal; subsecretário de Infraestrutura Turística da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal; presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (ABIH-DF); Presidente do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau e pelo Presidente da Associação Brasiliense de Turismo Receptivo (ABARE).

 

CO

Deixe uma resposta