Demanda por viagens aéreas desacelera em março

Por: Antonia de Toledo

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou os resultados globais do tráfego de passageiros do mês de março. Os números revelam uma moderação no ritmo de crescimento da demanda. O total de passageiros por quilômetro transportados (RPK) aumentou 3,1% em relação ao mesmo período de 2013. No entanto, isso representa uma desaceleração em comparação com os dados do tráfego de fevereiro (5,6%).  O crescimento acumulado para o primeiro trimestre de 2014 foi de 5,6% – uma ligeira melhora em relação ao crescimento global de 5,2% alcançado em 2013.

 

“Depois de uma série de meses fortes, estamos assistindo a uma desaceleração do crescimento da demanda. O forte desempenho das economias avançadas, no entanto, é provável que apoie o crescimento contínuo do tráfego nos próximos meses”, afirma o diretor-geral e CEO da Iata, Tony Tyler.

 

O tráfego internacional de passageiros subiu 2,6% em março, uma desaceleração significativa em comparação com o aumento de 5,4% em fevereiro. A capacidade subiu 5,5% e a taxa de ocupação caiu 2,3 pontos porcentuais, alcançando 78,0%. O crescimento do mercado doméstico desacelerou em março: 4,0%, em comparação com os 5,8% em fevereiro. No entanto, não houve variação significativa entre os maiores mercados. A taxa de ocupação caiu 0,8 ponto porcentual, alcançando 80,5%.

 

O crescimento foi especialmente forte nas economias em desenvolvimento do Brasil, Japão e Rússia, com aumento recorde de dois dígitos na demanda em comparação com o mesmo período do ano passado. O tráfego aéreo doméstico brasileiro aumentou 12,0%, ocasionado pelas viagens relacionadas ao carnaval, que começou no fim de fevereiro e continuou em março. No geral, porém, os drivers fundamentais no Brasil continuam frágeis, com a economia em baixa e queda da demanda doméstica.

 

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) representa 240 companhias aéreas, compreendendo 84% do tráfego aéreo mundial.

 

 

AT

 

 

Deixe uma resposta