Destinos turísticos do Brasil na Top Resa em Paris

Por: Carolina Maia

A Semana do Brasil na França prossegue hoje, dia 18, com a abertura da International French Travel Market (IFTM Top Resa), principal feira de turismo da França, que segue até o dia 21, em Paris. A novidade desta edição é que, além do grande estande institucional, com a presença de co-expositores, o Brasil também estará presente no Village Culturel, uma área dedicada exclusivamente à cultura. “As cidades de Olinda (PE) e São Luis (MA) terão destaque como Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco”, ressaltou o presidente da Embratur, Flávio Dino.

 

A 34ª edição da feira Top Resa, voltada exclusivamente para profissionais, tem por objetivo criar um ambiente propício para a realização de negócios. Localizado no pavilhão para destinos de Multiprodutos, o Brasil participa com um estande de 234 m², onde participam 24 co-expositores: 12 módulos com destinos turísticos e 12 mesas com empresas brasileiras que oferecem serviços turísticos para estrangeiros.

 

A participação do Brasil na Top Resa é uma das ações que a Embratur está realizando durante a “Semana do Brasil na França”, que começou nesta segunda-feira, dia 17, com mais uma edição do Goal To Brasil. Na noite de hoje, também em Paris, o Instituto realizará a noite “Semana do Brasil na França” e irá reunir os principais jornalistas, celebridades e formadores de opinião do País.

 

O Brasil é o país convidado da 40ª edição do Le Grand Pavois, um dos mais importantes salões náuticos do mundo, que ocorre entre os dias 19 e 24, em La Rochelle. A programação segue no dia 23, quando será realizada a já tradicional Lavage de la Madeleine, em Paris, às 11 horas, com desfile de carro alegórico com Roberto Chaves, organizador da manifestação cultural de origem baiana, e vários artistas brasileiros, como Carlinhos Brown. Serão esperadas mais de 15 mil pessoas. A Lavagem, importada da Bahia, acontece em Paris desde 2002.

 

Perfil do turista francês

De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional em 2010, realizado pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, por encomenda do Ministério de Turismo e Embratur, 35% dos franceses viajam ao Brasil por motivo de Lazer e 25% por motivo de Negócios, Eventos e Convenções. Por Lazer, as cidades mais visitadas no Brasil foram Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Salvador, Parati e São Paulo. Já quando a motivação é Negócios, as cidades foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Campinas.

 

Ainda segundo a pesquisa, a permanência média de um turista francês no Brasil, tanto por motivo de Lazer, quanto por motivo de Negócios, é de 17 dias. Quando o assunto é gasto médio, o visitante da França deixa aqui US$ 78,18 por dia quando vem a Lazer, e US$ 94,45 quando nos vistam para realizar Negócios ou participar de Convenções e Eventos.

 

CM

Deixe uma resposta