Dia Mundial do Turismo LGBTQ+: Países se unem para comemoração inédita

Celebração reúne 12 países que desenvolvem programas focados nos viajantes LGBTQ+ e, neste ano de estreia, homenageia Bob Damron

dia mundial do turismo lgbtq+

O Dia Mundial do Turismo LGBTQ + será  comemorado pela primeira vez no próximo dia 10 de agosto. A data não foi escolhida à toa. Segundo Pablo de Luca, presidente da Câmara de Comércio LGBT da Argentina (CCGLAR), ela marca os 55 anos do lançamento do “The Address Book”, guia LGBTQ+ criado por Bob Damron que inaugurou essa categoria na história. A publicação, editada e atualizada de forma contínua, ajudou a guiar milhares de membros da comunidade LGBTQ+ para experiências seguras de viagens, com garantia de recepção calorosa e autêntica em destinos selecionados.

Damron será o homenageado da celebração de 2020 que reunirá 12 países – Argentina, Alemanha, Brasil, Canada, Costa Rica, Estados Unidos, Espanha, Israel, Itália, Paraguai, Uruguai e  Reino Unido – com o objetivo de aumentar a conscientização mundial sobre a importância de estimular o turismo LGBTQ+ por todo o globo. Aspectos socioculturais, comportamentais e políticos apontam para um provável pioneirismo desse perfil de viajante no retorno às viagens.

O projeto criado pela CCLGLAR tem apoio do Brasilturis Jornal na busca por promover o turismo inclusivo, responsável, seguro, sustentável e universalmente acessível. Os países signatários levam esse compromisso a sério e as organizações incentivam todo e qualquer negócio da indústria a participar da celebração, além de unir forças na divulgação da iniciativa encabeçada por destinos que promovem a inclusão e o respeito a turistas e moradores LGBTQ+ em seus territórios.

Atualmente, 1 em cada 3 países no planeta ainda trata a homossexualidade como crime. Para fazer um contraponto a essa terrível constatação, a CCGLAR reuniu representantes de organizações pertencentes aos países que recebem turistas LGBTQ+ em torno de uma comemoração única para conscientizar o empresariado, classe política e sociedade civil de todo o mundo sobre a importância de tornar derrubar barreiras para transformar o turismo em uma atividade mais inclusiva.

A celebração do Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ terá programação única, focada em cerimônias, declarações e atividades desenvolvidas por meio de um tema anual que é decidido e compartilhado entre os organizadores. O tema de 2020 – “Solidariedade hoje, para viajar amanhã” – vem como um apoio à Organização Mundial de Turismo em resposta à crise atual, destacando os valores duradouros da atividade turística. A data também celebra os pioneiros no segmento, personalidades que ajudaram a moldar o turismo LGBTQ+ como o conhecemos hoje.

“O Turismo LGBTQ+ já demonstrou sua relevância dentro do setor movimentando 10% dessa indústria e sendo responsável por 15% da movimentação financeira, segundo dados da Organização Mundial do Turismo. Nada mais justo que o segmento tenha uma data mundial para celebrar sua importância. O Fórum de Turismo LGBT do Brasil acredita nesse projeto e mantém sua postura de se empenhar para que a OMT inclua a data no calendário oficial”, defende Alex Bernardes, diretor do Fórum de Turismo LGBT do Brasil.

As imagens incluídas na galeria abaixo podem ser utilizadas por qualquer empresa, pessoa física ou empreendedor individual que deseje unir forças a esse movimento. Basta escolher uma opção (ou várias!) fazer o download, aplicar seu logo e mostrar seu apoio à diversidade!

  • dia mundial do turismo lgbtq+

 

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui