Diversificando: Estratégias para criar ambientes inclusivos

Apoiar a diversidade a inclusão de forma genuína aproxima os negócios das práticas globais responsáveis e alinha as corporações aos novos anseios do consumidor

diversificando
Paulo Amorim e Luanny Faustino comandam a coluna que estreia hoje no Brasilturis Jornal

Diversificando é o novo espaço do Brasilturis Jornal focado no incentivo à construção de ambientes corporativos mais diversos e inclusivos no trade de Turismo e Eventos. Mais do que recomendada, a iniciativa é vital para materializar um novo cenário para os negócios no País, de forma mais responsável, consonante com as melhores práticas globais e com os desejos do consumidor que, cada vez mais, busca por marcas que desempenhem papéis adicionais em benefício da sociedade.

O apoio genuíno também traz maior possibilidade de receita. Sim! Estudo realizado pela McKinsey, empresa de consultoria empresarial norte-americana, aponta que corporações incentivadoras da diversidade em seus quadros funcionais têm retorno financeiroentre 15% e 35% superiorà média nacional da indústria. Já uma pesquisa da Hay Group informa que diz que os negócios nos quais a diversidade e a inclusão são reconhecidas e praticadas há redução de até 50% nos conflitos, aumento no engajamento de colaboradores (17%) e melhor desempenho (50%) na comparação com os demais.

O movimento é liderado por Luanny Faustino e Paulo Amorim, profissionais que irão debater temas relacionados ao universo da inclusão e da diversidade em escopo amplo por meio de diferentes formatos, e já nasce com apoio de grandes nome do segmento. Eduardo Murad, diretor-executivo da Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) desejou sucesso à empreitada. “Não tomar nenhum partido mostra que escolhemos não fazer nada. E isso não deve ser opção pra gente”, pontua. Ana Masagão ressaltou a importância do tema para a sociedade e destacou o perfil realizador da dupla de profissionais e Simone Mariote, vice-presidente de vendas globais da América Latina para a Preferred Hotels & Resorts, comemorou a criação do Diversificando.

Completando 40 anos neste ano, o Brasilturis Jornal já iniciou e ajudou a consolidar diversos movimentos para desenvolver a atividade turística no País. A nova gestão da publicação pela Editora Via vem, desde 2016, criando espaços e iniciativas alinhadas aos novos tempos. Sob a liderança de Ana Melo e Amanda Leonel, a publicação segue investindo em conteúdo de qualidade que possa despertar ideias e oportunidades para gestores e colaboradores de todos os segmentos. Esse projeto é mais uma prova deste compromisso.

A coluna Diversificando será publicada a cada duas semanas, sempre às terças-feiras, na home page do Brasilturis Jornal. Para a estreia, Luanny e Amorim prepararam um vídeo de apresentação que explica a diferença entre os conceitos e ressalta os benefícios do apoio a esse movimento. “Queremos ajudar as empresas a entender a importância da diversidade e da inclusão”, resume Luanny.  “Temos vivências diferentes, mas o mercado de eventos nos uniu e aprendemos que temos muito em comum. Principalmente a necessidade de ultrapassar as barreiras que a sociedade nos coloca por sermos quem somos”, finaliza Amorim.

Mas como fazer para deixar as velhas regras da empresa hierárquica para se tornar uma corporação alinhada com esses conceitos? Confira o vídeo de estreia e marque na sua agenda: O próximo conteúdo estará no ar em 1º de setembro!

Diversificando: Com Luanny Faustino e Paulo Amorim

O canal está aberto! Sugestões de temas e comentários podem ser enviados para: [email protected]

Sobre os autores:

Luanny Faustino

Formada em Relações internacionais com especialização em eventos, Luanny atuou como gestora de eventos em grandes multinacionais e, mais tarde, passou a se dedicar ao Marketing de Destinos, ajudando por mais de dez anos os principais Convention and Visitors Bureaux do Brasil a se promover internacionalmente. Nessa trajetória, ela quase sempre se deparava com a situação de ser a única executiva negra nos ambientes corporativos. Hoje, utiliza essa vivência para ajudar corporações a estruturar estratégias e planos de ação para a criação de espaços mais diversos e inclusivos.

Paulo Amorim

Natural de Roraima, mora em São Paulo há a 12 anos e é administrador de empresas. Há 20 anos, vem construindo uma carreira sólida nas áreas de turismo, eventos e marketing ultrapassando as barreiras existentes seja pela orientação sexual ou pela origem.  Atualmente é consultor de marketing digital e auxilia empresas a se comunicar da melhor forma e utilizando as ferramentas certas.

Deixe uma resposta