Donald Trump suspende imigração por tempo indeterminado

O presidente dos Estados Unidos anunciou que a decisão tem como premissa proteger os empregos dos norte-americanos durante a pandemia

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou, na última segunda (20), que assinará uma ordem executiva para suspender toda a imigração para o país por tempo indeterminado. No Twitter, o presidente americano afirmou que devido a pandemia, é preciso proteger o emprego dos cidadãos norte-americanos.

“À luz do ataque do inimigo invisível, bem como a necessidade de proteger os empregos de nossos cidadãos Americanos, vou assinar uma ordem executiva para suspender temporariamente a imigração nos Estados Unidos”, escreveu o presidente no twitter.

De acordo com Rodrigo Lins, pesquisador e escritor, a medida por afetar brasileiros em processo imigratório por trabalho no país.  “Aumentou o número de brasileiros que aplicam para obtenção do green card por habilidades e talentos profissionais. Este cenário deve mudar no médio prazo e profissionais estrangeiros devem perder espaço e a possibilidade de atuar legalmente aqui nos Estados Unidos”, afirma.

O pesquisador ainda afirma que o baixo nível de desemprego nos Estados Unidos antes da pandemia explica o aumento considerável na concessão de vistos e formação no país a profissionais estrangeiros. Com os brasileiros, as estatísticas foram engrossadas e passaram a imigrar ao país para trabalhar em suas áreas de formação.

“O processo para obtenção do Green Card por habilidades profissionais extraordinárias de um estrangeiro demora em média dois anos. Não se sabe ainda se a ordem executiva de Trump vai paralisar os processos vigentes já aplicados ou se deve servir somente para novas aplicações. Contudo, os agentes da imigração devem sim valer-se desse pressuposto para negar um número maior de casos que estão em processo de análise”, acredita Lins.


Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui